Prefeitura de Salvador prorroga suspensão de aulas por mais 15 dias

salvador
31.03.2020, 10:16:22
Atualizado: 31.03.2020, 16:22:46
(Eduardo Dias/CORREIO)

Prefeitura de Salvador prorroga suspensão de aulas por mais 15 dias

Novo decreto mantém suspensão de atividades em parques, autoescolas, espaços culturais e academias

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O prefeito ACM Neto anunciou na manhã desta terça-feira (31) a prorrogação do decreto municipal que suspende atividades em escolas públicas, privadas e universidades, além de parques públicos e privados, espaços culturais, autoescolas e academias por mais 15 dias. O decreto anterior tinha validade até a quarta-feira (1). As medidas impostas pela prefeitura visam conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19) e garantir a manutenção do isolamento social em Salvador.

Neto não descartou que, após 15 dias, os decretos sejam novamente prorrogados: "Pode ser prorrogado de novo? Pode. Todas as medidas vão ser tomadas por 15 dias. Mas podem se estender por mais de 15 dias. Vamos definindo tecnicamente de acordo com as autoridades sanitárias", disse.

O decreto que suspendia as atividades havia sido publicado no Diário Oficial do Município no dia 18 de março. Agora, ele passa a valer por mais 15 dias. Outro decreto municipal, que determinou a suspensão do funcionamento de shoppings e centros comerciais semelhantes, clubes sociais, recreativos e esportivos, assim como o acesso às praias, tem validade até o próximo sábado (4) e será avaliado pela prefeitura durante a semana.

"A tendência é que nós anunciamos também a prorrogação. A nossa prioridade absoluta é com a saúde pública, com o cuidado com as pessoas. Para quem acha que o pior já passou, está enganado. O pior estar por vir. Nós precisamos controlar o crescimento dos casos para que não haja um colapso na Rede pública de saúde", disse o prefeito, em entrevista coletiva nesta terça-feira (31).

Também no próximo sábado vence o prazo da suspensão do comércio de rua com mais de 200 metros quadrados, salvo as excepcionalidades previstas no decreto publicado no dia 28.

Rede estadual
As aulas também estão suspensas na rede estadual de ensino. Nesse caso, por um período maior: 30 dias. O decreto estadual foi assinado pelo governador Rui Costa na segunda-feira (16) e entrou em vigor na quartaf-feira (19), com prazo final para o dia 19 de abril.. 

À epóca, a medida havia sido tomada por Rui apenas para as três primeiras cidades que registraram casos de coronavírus na Bahia: Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro. Dias depois, o decreto foi editado e começou a valer para todo o estado. 

Ao CORREIO, a assessoria da Secretária de Educação do Estado informu que o governo só pensará em prorrogar a medida ao final da vigência do deceto.  

*com supervisão da subeditora Clarissa Pacheco

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais