Prefeitura diz que está aberta à negociação para reajuste salarial dos professores

salvador
18.05.2022, 18:54:00
Na última segunda-feira (16), categoria dos professores municipais decidiram entrar em greve (Foto: Divulgação/APLB-BA)

Prefeitura diz que está aberta à negociação para reajuste salarial dos professores

Categoria não aceitou proposta apresentada pelo executivo municipal e decidiu entrar em greve

A Prefeitura de Salvador informou nesta que quarta-feira (18) que cumpre o piso salarial dos professores da rede municipal, conforme decisão do Superior Tribunal Federal (STF). Na segunda-feira (16), depois de sucessivas rodadas de negociações e concessões realizadas pelo executivo municipal, a categoria decidiu iniciar um movimento grevista.

"Após dois anos praticamente sem aula, esta decisão representa um incalculável prejuízo para as crianças que dependem da rede municipal de ensino e que, mais do que nunca, precisam recuperar o tempo que a pandemia lhes tirou", disse a prefeitura, em nota.

Durante a reunião, realizada pela Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB-BA), os docentes votaram em não aceitar a proposta de reajuste salarial de 6% apresentada pela prefeitura. Com isso, a categoria optou por seguir exigindo um reajuste de 33,24%.

Segundo a Prefeitura, a folha do Magistério municipal já consome mais de 100% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Além disso, a gestão informou que já cumpre o piso salarial da categoria, conforme decisão do Superior Tribunal Federal (STF), e assegura uma das melhores remunerações do Brasil para os professores da rede pública.

"Como decorre da lei, o movimento grevista expõe os professores aos inevitáveis descontos em seus contracheques pelos dias não trabalhados. Por isso, a Prefeitura mantém a postura de negociação, aguardando a sensibilidade da categoria para resolver a situação com serenidade", conclui a nota.

Os professores agendaram uma nova assembleia geral nesta quinta-feira (19), às 9h, na Praça Municipal de Salvador. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas