Prefeitura fará 50 mil testes rápidos da covid-19 a partir de segunda-feira 

coronavírus
01.04.2020, 11:17:00
Atualizado: 01.04.2020, 15:17:54
(Arisson Marinho/CORREIO)

Prefeitura fará 50 mil testes rápidos da covid-19 a partir de segunda-feira 

Esquema funcionará em formato de blitz com atuação da Transalvador e da SMS 

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quarta-feira (1º) que a prefeitura de Salvador aguarda a chegada de 100 mil testes rápidos para a covid-19 neste final de semana. Inicialmente, 50 mil testes serão realizados na população da capital baiana nessa primeira etapa - começando na segunda-feira (6). Outros 50 mil serão feitos em seguida. Os detalhes da operação serão anunciados no final de semana. 

O esquema de testes funcionará através de uma parceria entre a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a realização de blitze para medição da temperatura das pessoas. 

"Nós não vamos parar o trânsito, vamos fazer um sistema parecido com as blitze de alcoolemia. Se as pessoas apresentarem febre, elas descem, a gente faz o teste e envia pelo celular o resultado", afirmou o prefeito.

No caso em que for constatado que a pessoa está com febre, acima de 37,8 ºC, será realizado o teste rápido. O teste possui 86% de confiabilidade e o resultado será enviado via mensagem de texto para o celular do paciente. Se der positivo, a orientação é de que a pessoa fique em isolamento imediato e encaminhado para contraprova no Laboratório Central (Lacen). O esquema será iniciado nos profissionais de urgência e emergência da SMS.

Em boletim mais recente divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Salvador aparece com mais de 60% dos pacientes que testaram positivo para a covid-19. Ao todo, são 132 infectados pelo novo coronavírus na capital baiana, além de duas mortes já confirmadas

Já em toda a Bahia, são 217 vítimas da doença. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (31). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 42 encontram-se internadas. Além disso, 1.393 casos foram descartados após exames.

Parceria com operadoras de telefonia celular
Se você é cliente de uma das operadoras de telefonia celular Oi, Claro, Tim e Vivo com DDD de Salvador, já deve ter recebido mensagens oficiais sobre a pandemia do coronavírus. As mensagens direcionam o cidadão para o link oficial informe.salvador.ba.gov.br/coronavirus, onde há informações sobre as medidas e ações de prevenção e cuidados para evitar a disseminação da covid-19.

O objetivo da iniciativa, capitaneada pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), por intermédio da Diretoria de Modernização e Tecnologia da Gestão (DMTG), é que a população tenha acesso ao canal oficial da Prefeitura apresentando como uma fonte segura de acesso a informações. As mensagens começaram a ser disparadas no último domingo (29). 

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas