Presos gravam vídeo mostrando buraco por onde fugiriam de cadeia em Salvador; assista

Inscrição ‘o bonde é do maluco’, que faz referência a facção criminosa que atua na Bahia, aparece em cela do Complexo da Mata Escura

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2017 às 12:14

- Atualizado há um ano

Um vídeo com pouco mais de 2 minutos, que teria sido gravado dentro da Cadeia Pública de Salvador, localizada no Complexo Prisional da Mata Escura, mostra um plano de fuga empreendido por um grupo de detentos, com a escavação de um buraco.

Nas imagens, divulgadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários, é possível ver homens conversando sobre o espaço e mostrando a área do buraco. “Ali é o lado de fora já, (...) o da rua”, diz um homem, que segundo o sindicato é um dos dez detentos que planejavam escapar da cadeia.

No vídeo aparece ainda a inscrição ‘o bonde é do maluco’, referindo-se ao Bonde do Maluco (BDM), uma das quatro grandes facções criminosas baianas.

A tentativa de fuga aconteceu nesta segunda-feira (24), por volta das 15h30, quando os agentes descobriram o vídeo e impediram a fuga. Segundo informações do sindicato, estavam no local da fuga os internos: Darlan Santos Soares, Demerson Barbosa Santos, Eberton de Jesus Souza, Jeremias Santos Santos, Leonardo Anjos Santos, Luan Gomes Cost, Ronival da Silva Lima, Samuel Souza Mendes, Genilson Meireles de Souza e  Rodrigo Oliveira dos Santos.

Segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a unidade tem 1.279 presos. A unidade tem capacidade para 830. Ou seja, há 449 presos excedentes.

A Seap foi procurada para comentar a tentativa de fuga, mas até o momento da publicação da matéria não havia se posicionado. Em janeiro, 17 presos fugiram de uma das celas da Cadeia Pública. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, todos faziam parte da facção BDM.