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Da Redação
Publicado em 10 de março de 2021 às 15:47
- Atualizado há 2 anos
O Procon-BA realizará, entre os dias 15 e 31 de março de 2021, um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação, de iniciativa da Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) conta com a participação da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos Consumidor.GOV. >
De acordo com Filipe Vieira, superintendente do Procon-BA, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. "Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego”, avalia.>
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.>
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon-BA orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil>
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.>