Professor dá dicas de como estudar faltando apenas dois meses para o Enem

Exame será realizado nos dias 3 e 10 de novembro

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 4 de setembro de 2019 às 13:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Professor adianta: não adianta se desesperar (Foto: Divulgação) Faltam apenas dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a hora que quem estudou começa a se cobrar para tirar uma boa nota e quem deixou para a última hora "arranca os cabelos". A tensão, no entanto, é o pior caminho. 

Clique aqui e veja a página especial do Revisão Enem 2019

O CORREIO conversou com Ademir Aquino, que é professor de Geografia e coordenador do Pré-Vestibular do Bernoulli, que convive diariamente com adolescentes e jovens sob pressão, que vivem o sonho de iniciar a vida universitária. Segundo ele, não adianta querer assimilar todo o conteúdo em apenas 60 dias.

"Nesse momento é fundamental ter estratégia. Nesse momento, o aluno que não executou as habilidades, não treinou o que deveria, deve usar a sala de aula como diferencial. É necessário ter uma noite de sono regular para assimilar o que o professor passa na sala de aula. O conteúdo já está acabando, mas ainda dá para aprender muita coisa, sim", avisa.

Outra dica do professor de Geografia, que tem convívio diário em sala de aula, é priorizar o que trará menos esforço ao estudante. Ele explica que, nos estudos, a ideia chave é estabelecer tempos curtos de estudo, alternando sempre com momentos de descanso."Não adianta querer estudar tudo de vez, privar o sono, porque o aluno não vai mais aprender tudo agora, de vez. É como atividade física, se não tem treino, não há milagre. Ninguém consegue correr uma maratona sem se preparar. Agora tem que amenizar aquilo que não fez corretamente", completa.Para conseguir isso, o primeiro passo é ter organização e traçar metas de acordo com a realidade de cada estudante. Quem tem dificuldade com Química, por exemplo, não deve tentar resolver todo o módulo da disciplina se não houver tempo hábil para isso, e sim se esforçar para resolver bem a maior quantidade de problemas que for possível, dentro de uma rotina saudável.

"Ele deve estabelecer quantos exercícios fará de cada matéria. O ideal é fazer atividades da maior quantidade de matérias que for possível e definir quantas horas terá de estudo por dia. Não pode abalar o emocional agora". Este ano, o Enem será realizado em dois domingos: dia 3 de novembro (Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas) e no dia 10 de novembro (Ciências da Natureza e Matemática).

Fascículos no CORREIO trazem temas para revisão

O jornal CORREIO publica até o dia 30 de outubro 18 fascículos especiais do 13º projeto Revisão Enem 2019. Com simulados que são disponibilizados no site do jornal (correio24horas.com.br/enem), os conteúdos contam com uma série de questões objetivas, realizadas pelo SAS Educação, para os estudantes testarem seus conhecimentos nas disciplinas cobradas no Enem.

Além disso, sempre às quartas-feiras, o site Correio 24 horas conta com videoaulas, que podem ser acessadas na íntegra na página: www.correio24horas.com.br/revisao. Na versão impressa e no site do CORREIO, é possível acompanhar conteúdos focados em temas que auxiliam os alunos no processo de estudo, com artigos diversos, dicas de como estudar e macetes para fazer um bom exame. O projeto tem o oferecimento da Rede FTC.