Professor e filósofo José Antonio Saja será enterrado nesta terça

Docente morreu por insuficiência cardíaca. Alunos e colegas lamentaram a morte nas redes sociais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 08:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Facebook

Amigos e familiares podem se despedir do filósofo e professor José Antônio Saja na tarde desta terça-feira (12), no enterro no Campo Santo, às 16h. Ele estava internado no Hospital Português e morreu em decorrência de "uma grave insuficiência cardíaca", segundo a Universidade Federal da Bahia (Ufba). (Foto: Reprodução/Facebook) Formado em Filosofia pela Ufba, onde era professor, Saja era mestre em Artes Visuais e doutor em Letras e Linguística. Também era professor da FTE e da Fundação Visconde de Cairu. Saja trabalhou na edição dos livros Queimadas e Natureza, de Frans Krajberg.

Ele participaria do evento "Encontros da Cultura", nesta quarta-feira (13), no Teatro Eva Hertz. Saja também estava previsto para dar aulas na disciplina Estética I, na Ufba, neste semestre.  Nas redes sociais, alunos e ex-alunos lembravam uma frase que o professor dizia em sala de aula. "O que você está fazendo com sua única vida? E o que você está fazendo com a única vida das pessoas que estão passando pela sua única vida?".Outra lembrou como eram as aulas. "Ontem ele se foi. Mas parece que foi ontem q estava na sala vidrada na sua aula, numa mistura que aprendia, admirava, transcendia, me inspirava. Saja me ensinou não apenas filosofia, arquitetura mas a beleza da arte de ser professor", escreveu Karyne Pinheiro.

Uma ex-aluna compartilhou um vídeo que fez com o professor:

A Ufba emitiu uma nota lamentando a morte do professor. "Saja era professor do Departamento de Filosofia da UFBA e uma figura pública das mais conhecidas e respeitadas em Salvador, com trânsito entre intelectuais de distintas inclinações e artistas de múltiplas áreas. Era um professor querido e reverenciado por seus alunos, ao longo de quase quatro décadas, e um colega estimado por todos.   Indivíduo de cultivada espiritualidade, nele se destacava o traço de um pensamento generoso, amigo do belo, que o fazia sutil e acolhedor, mesmo em tempo de tamanha aspereza", diz a nota.

O ator Lelo Filho também prestou uma homenagem ao professor e compartilhou uma foto no Facebook. "Mestre Saja, Fora da Ordem será sempre em sua homenagem".  "Mestre dos mestres, guia de várias gerações, generosidade , paixão pela vida e pelo conhecimento. Sempre estava por perto, sempre nos encontrávamos por aí. Se foi e deixou uma legião de admiradores, isso é o que importa. Que sua alma inquieta e curiosa descanse em paz, meu querido Saja", escreveu o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, no Facebook.

O Instituto Histórico e Geográfico da Bahia também emitiu uma nota de pesar pela morte do filósofo. "O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia comunica e lamenta o falecimento de seu associado, filósofo e professor José Antônio Saja (64 anos), ocorrido na tarde desta segunda(11). O sepultamento será às 16 horas, desta terça (12), no Cemitério Campo Santo".