Professor universitário é baleado em assalto no Rio Vermelho

Viatura da PM ajudou a socorrer vítima, que está em estado grave; veja vídeo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 14:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um professor foi baleado na tarde desta quinta-feira (20) em uma tentativa de assalto no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O crime aconteceu perto da entrada do campus da Universidade Salvador (Unifacs), na Rua Potiguares, pouco antes das 14h.

O professor Danilo Fortuna Mendes de Souza, 36 anos, foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde encontrava-se no centro cirúrgico às 15h30. O estado de saúde dele era considerado grave. Danilo Fortuna, 36, tem mestrado na Ufba e ensina em duas faculdades (Foto: Reprodução/Facebook) De acordo com testemunhas, a vítima estava conversando próximo à instituição quando os ladrões chegaram e anunciaram o assalto. Não há informação se ele reagiu."Foi uma agonia enorme na rua. Uma correria quando as pessoas falaram que teve o professor baleado. Já passou polícia aqui perto, pedindo imagem de câmera de segurança", contou um vendedor que trabalha na rua ao lado. De acordo com registro feito no posto policial do HGE, os bandidos estavam em um Gol prata quando anunciaram o assalto. Os ladrões levaram o celular do professor e atiraram. Ele foi atingido no abdômen, do lado direito.

Danilo Fortuna foi socorrido pela Polícia Militar e encaminhado numa viatura para o hospital, acompanhado por uma aluna. O assalto aconteceu às 13h50, segundo o registro feito no HGE.

Danilo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e é mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), também na Ufba.

[[publicidade]]

Segundo a assessoria de comunicação da Unifacs, ele é ex-professor da universidade, onde atuou até junho de 2016. As aulas no campus da Rua do Canal não foram interrompidas após o incidente.

Atualmente, Danilo trabalha na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), onde leciona Arquitetura e Urbanismo, e na Faculdade DeVry Ruy Barbosa como professor das disciplinas de Conforto Ambiental, segundo seu currículo. A Ruy Barbosa confirmou que Danilo faz parte do seu quadro de funcionários. 

A Ucsal informou que Danilo leciona no curso de Arquitetura na disciplina de Confortabilidade desde agosto de 2017. A faculdade lamentou em nota o caso e disse que "informa que está acompanhando o estado de saúde do professor Danilo e oferece total apoio a sua família nesse momento. Consternada com tamanha violência sofrida pelo nosso professor, informamos que nos colocamos à disposição da família".

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que a 7ª Delegacia (Rio Vermelho) "investiga a tentativa de latrocínio contra Danilo Fortuna Mendes, ocorrida, no início da tarde desta quinta-feira (20)". Ainda de acordo com o comunicado, "um homem roubou o celular da vítima e o atingiu com um disparo de arma de fogo". Até as 15h desta quinta, nenhum suspeito do crime havia sido preso.

Área perigosa A Rua Potiguares, que liga a Rua do Canal (Avenida Juracy Magalhães) à Rua Oswaldo Cruz, passando por trás do Pa6 da Unifacs, serve de local de parada para estudantes e professores quando o estacionamento da universidade está lotado.

De acordo com estudantes ouvidos pelo CORREIO, a ação de bandidos na região costuma ser comum, especialmente pelo fato de a rua ser deserta. "Assaltos são comuns aqui, infelizmente. No mês passado foram dois. Pelo menos dois que ficamos sabendo. Em um deles, a aluna estava procurando uma vaga quando os bandidos anunciaram o assalto. Quase não tem policiamento aqui. As viaturas passam uma vez na vida", contou uma aluna, sem se identificar.

"A noite é horrível porque a rua fica escura. A faculdade tem seguranças, mas eles ficam apenas na entrada do prédio, não circulam pela rua. O que a gente faz é sair em grupo. Tipo, quando alguém estacionou muito longe, a gente vai de galera ou espera sair mais gente para ir em grupo para o ponto de ônibus. Esse caso ganhou a atenção da mídia porque o rapaz foi baleado, mas assalto aqui é um por semana", contou outro estudante, também sob anonimato.

Apesar do crime, o movimento seguiu normalmente na faculdade, exceto pela presença de duas motocicletas da PM estacionadas na entrada do prédio. A presença dos policiais atraiu a atenção de quem passava na região. "O que aconteceu aqui? Alguém ficou ferido", perguntava uma mulher, enquanto tentava estacionar o carro. Um estudante também pareceu preocupado: "Eu tenho aula agora. O que aconteceu? Por que a polícia está aqui?", questionava.

Apesar de os bandidos terem usado um carro para cometer o crime que vitimou o professor, nesta quinta, os estudantes contaram que na maioria das vezes os assaltantes estão a pé ou de moto. A assessoria da PM não respondeu ao pedido de informações sobre o policiamento na área. A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho) fica a 450 metros de distância do local onde o professor foi baleado.