salvador

Programação cultural homenageia 100 anos de Adroaldo Ribeiro Costa

Concertos, espetáculos e lançamento de livro estão inclusos na agenda que celebra o criador do teatro infantil no Brasil.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2017 às 16:24

 - Atualizado há um ano

Autor do hino do Bahia e fundador da instituição cultural Hora da Criança, o jornalista e professor Adroaldo Ribeiro Costa comemora 100 anos nesta quinta-feira (13). Para celebrar o centenário de um dos maiores nomes do teatro infantil baiano, a Hora da Criança prepara uma programação especial ao longo de todo o ano que pretende relembrar as obras do aniversariante.No auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) acontece um concerto didático com as músicas compostas por Adroaldo, a ideia é uma parceria da Hora da Criança com a escola de música da universidade.  A Escola de Belas artes também participará da homenagem com o III Salão Infantil Baiano de Artes Plásticas. Além disso, uma exposição sobre a vida do professor está sendo organizada junto com instituto ACM e o lançamento do livro “Cartas para Adroaldo” com apresentação de Corais, Filarmônica e Orquestra de Flautas e Violinos da Hora da Criança, estão agendados para 2017. A instituição pretende fechar o ano com a encenação da opereta Narizinho, inspirada na obra de Monteiro Lobato.  O espetáculo completa 70 anos desde a sua primeira apresentação que ocorreu na inauguração do Teatro Infantil Brasileiro, em 22 de dezembro de 1947. O próprio Monteiro Lobato fez questão de presenciar a estreia e deu carta branca para Adroaldo brincar com seus personagens. 

O espetáculo causou grande repercussão entre os intelectuais da época. O cineasta Glauber Rocha escreveu um texto mostrando seu encanto pela apresentação que ficou conhecido como A Carta ao Homem da Hora da Criança. “O teatro ficou cheio de gente, os olhos, de expectativa. Depois veio a música, o maestro Gomes regendo, os homens tocando sinceridade e pureza de crianças. Os olhos fugiram e deixaram a presença das lágrimas na saudade de infância perdida no gesto do tempo”, diz um trecho da carta. 

As conquistas de Adroaldo Adroaldo nasceu no bairro do Rio Vermelho em 17 de Abril de 1917. Além de inaugurar o teatro infantil no Brasil, escreveu milhares de crônicas, operetas e o hino da Olimpíada da Primavera. Foi também responsável por fundar a primeira página infantil em um jornal. Adroaldo acreditava no poder da arte e da educação na mudança de vida dos jovens.(Foto: Divulgação)Durante 30 anos escreveu para a coluna “Conversa de Esquina”, que depois virou um livro de crônicas. Foi autor de outras obras literárias como “Oração a juventude” e “Igarapé – História de uma teimosia”. A paixão pelo teatro foi a principal motivação para que Adroaldo inaugurasse em 1943 a Hora da Criança, lugar onde jovens e crianças poderiam executar atividades artísticas. Diversos nomes populares fizeram parte da instituição como Gilberto Gil, Cyva, Cynara, Fernando Passos e Jairo Simões. Atualmente, a organização, localizada no Rio Vermelho, é referência em arte e educação. Foi homenageada em audiência pública na cidade de Brasília pela Câmara dos Deputados e recebeu indicação ao Prêmio Darcy Ribeiro, considerado o “Oscar da Educação”. Antes de se tornar jornalista, o professor se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Bahia e atuou como advogado na cidade e posteriormente integrou o corpo docente da Faculdade de Ciências Econômicas. Vítima de um câncer, faleceu em 1984, mas deixou um legado de incentivo ao teatro e a arte, além de uma preocupação especial com a educação da juventude nacional.