Pronto Atendimento 24h é inaugurado no Bairro da Paz

Local funcionará para serviços de urgência e emergência

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 21 de fevereiro de 2019 às 15:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Valter Pontes/SECOM

A vida dos moradores do Bairro da Paz promete melhorar a partir desta quinta-feira (21). Isso porque foi inaugurada, nesta quinta-feira (21), uma unidade de Pronto Atendimento (PA) de urgência e emergência. O projeto é uma ampliação do Centro de Saúde Dr. Orlando Imbassahy, localizado na rua Tancredo Neves.

A unidade terá funcionamento 24 horas e prestará atendimento aos pacientes que precisam de atendimento mais imediato, como explica o prefeito de Salvador, ACM Neto. "Na unidade 24 horas vamos fazer primeiro a assistência, inclusive com uma sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a estabilização dos pacientes que cheguem em estado grave".

"Agora, temos uma rede integrada. Ou seja, se chegar alguém em estado grave, a pessoa será atendida, tendo sua vida equilibrada. Depois, a depender a necessidade, nós podemos regular para as UPA's de Itapuã e São Cristóvão, ou mesmo para o Hospital Municipal de Salvador", completa o prefeito. 

A ideia foi reforçada por Luiz Antônio Galvão, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ele destaca que, além dos casos de urgência e emergência, os pacientes poderão ser rapidamente encaminhados para a área clínica do centro de saúde, que funciona com serviços de medicina clínica, ginecologia, pediatria, enfermagem, odontologia, nutrição e assistência social.

“No pronto atendimento serão 160 profissionais da área da saúde oferecendo atendimento. É uma unidade de saúde 2 em 1”, disse o secretário. O PA fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Orlando Imbassahy.  Inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) (Foto: Valter Pontes/SECOM) Investimentos Ainda segundo o secretário, em 2013 a cobertura de atenção básica de saúde no Distrito Sanitário de Pau da Lima, onde está inserido o Bairro da Paz, era de apenas 13%. Agora, cresceu para 76,6%. Isso só foi possível, garante Galvão, porque a prefeitura investiu cerca de R$20 milhões ao longo desse período.

No total, foram investidos R$ 920 mil na obra de ampliação e criação do pronto atendimento. Antes, o local servia exclusivamente para os atendimentos da Unidade Básica de Saúde - durante a reforma, o centro ganhou mais um consultório odontológico.

A aposentada Maria Conceição, 65 anos, que mora no Bairro da Paz, festejou a inauguração. Segundo ela, procurar atendimentos de urgência e emergência era uma luta, já que precisava se deslocar para bairros distantes. "Vai ser bom para todos. Todo o bairro ganhou. Estávamos precisando", disse. 

* Com supervisão da subeditora Fernanda Varela