em alta

Próximo episódio de ‘Linha direta’ vai detalhar a ‘Barbárie de Queimadas’

Atração vai ao ar na próxima quinta-feira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2023 às 17:52

 - Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

A edição desta quinta-feira (11) do programa 'Linha Direta', da TV Globo, abordará um dos maiores casos de estupro já ocorridos no Brasil. O crime conhecido como 'Barbárie de Queimadas', teve cinco mulheres violentadas. 

O caso ocorreu em Queimadas, cidade de 44 mil habitantes, no interior da Paraíba, em fevereiro de 2012. Era festa de aniversário de Luciano, que acontecia na casa de seu irmão, Eduardo, e foi interrompida pela invasão de homens encapuzados anunciando um assalto.

A partir daí, uma noite de terror se instaurou, com agressões e o estupro coletivo planejado contra cinco mulheres, seguido da morte de duas delas. 

Em função do testemunho de uma das sobreviventes, as investigações da polícia concluíram que o grupo, liderado pelos anfitriões, organizou a festa com as vítimas, todas conhecidas, e simulou o assalto onde ocorria o evento. Todos os dez envolvidos no crime foram julgados e condenados, porém, o caso ainda aguarda um desfecho, pois Eduardo está foragido.

No programa, parentes das vítimas e uma das sobreviventes dão seus depoimentos. Pedro Bial recebe a roteirista e repórter Camila Appel, que foi a Queimadas conversar com testemunhas e colher novas informações. Esta edição do ‘Linha Direta’ traz ainda dados relevantes sobre o crime de estupro no Brasil e chama a atenção para uma estatística assustadora: oito em cada dez crimes de estupro são cometidos por conhecidos das vítimas.