Qual a melhor tecnologia para ter no carro?

brasil
20.08.2020, 13:00:00
O assistente de estacionamento detecta se o veículo cabe na vaga e faz o estercamento do volante para o motorista. O espaço pode ser paralelo ou perpendicular (Foto: FCA)

Qual a melhor tecnologia para ter no carro?

De piloto automático inteligente a assistente de estacionamento, veja o que pode ser mais útil

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Até pouco tempo atrás, transmissão automática, assistência para a direção e ar-condicionado eram itens bastante disputados. Atualmente, a oferta aumentou e até modelos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 oferecem itens como sensor de ponto cego e aviso de colisão com frenagem autônoma.

O piloto automático adaptativo reduz a velocidade quando necessário e depois retorna ao ritmo programado inicialmente
O piloto automático adaptativo reduz a velocidade quando necessário e depois retorna ao ritmo programado inicialmente (Gráfico: Volkswagen)
O freio de emergência atua para minimizar os danos de uma eventual colisão
O freio de emergência atua para minimizar os danos de uma eventual colisão (Gráfico: Hyundai)
Se o motorista sair da faixa de rolamento,  o veículo pode emitir um alerta sonoro e/ou vibrar o volante. Em alguns casos, pode corrigir a rota
Se o motorista sair da faixa de rolamento, o veículo pode emitir um alerta sonoro e/ou vibrar o volante. Em alguns casos, pode corrigir a rota (Foto: BMW)
O sensor de ponto cego alerta se houver algo fora do campo de visão do motorista
O sensor de ponto cego alerta se houver algo fora do campo de visão do motorista (Foto: General Motors)

Para explicar essas tecnologias e ajudar a escolher qual delas pode ser útil no seu próximo carro, o piloto Patrick Gonçalves gravou um vídeo explicando a função de cada uma.

O piloto Patrick Gonçalves, do canal AutoRolé, explica como funcionam as tecnologias de auxílio à condução

O Jeep Compass S, o mais completo da linha, serviu de cenário por contar com todos esses equipamentos de série.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas