Qual é a melhor aplicação para o investidor conservador e com pouco dinheiro?

Por Edísio Freire

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Qual é a melhor aplicação  para o investidor conservador e com pouco dinheiro? Paulo Lima

Olá Paulo. Essa é uma pergunta muito comum, mas a qual eu dedico todo um cuidado para responder, porque entendo que não existe fórmula pronta para investimento, não dá para eleger produtos como sendo os melhores para investir, justamente pelo fato de depender de fatores que são individuais de cada pessoa. O ideal é que a decisão de investir esteja alinhada com seu planejamento financeiro, englobando os projetos de curto, médio e longo prazo, pois assim é possível escolher os ativos mais adequados aos seus propósitos, evitando perder, ou deixar de ganhar dinheiro com investimentos. Mas falando um pouco sobre investimentos conservadores, lhe digo que atualmente são os que rendem menos, pois estão indexados ao CDI, que tem caído. Contudo, existem fundos multimercados que produzem uma rentabilização melhor, porém, no momento atual cabe analisar com muito cuidado, pois o mercado financeiro está bem movimentado por causa das incertezas pós-greve dos caminhoneiros, o que tem gerando muitas incertezas. Tradicionalmente, se tem pouco dinheiro, fundos de investimento são uma boa opção.

Quero fazer o meu dinheiro trabalhar pra mim, mas tenho medo de perdas. Onde eu devo colocar esse recurso? Daniel Melo

Olá Daniel. A tão sonhada independência financeira é o desejo da maioria das pessoas, e de fato é algo possível e que deveria estar no horizonte de planejamento de todo cidadão. Para ser independente financeiramente é preciso construir um patrimônio que rentabilize o suficiente para honrar os seus gastos quando chegar o momento da aposentadora. Para isso, é fundamental que trace um planejamento financeiro de longo prazo, identificando quanto deseja ter de renda ao se aposentar e qual será a estrutura de gastos, ou seja, elementos que possibilitem identificar o tamanho do esforço que terá que fazer agora para ter equilíbrio financeiro no futuro. Para que tudo funcione bem, é importante identificar qual seu perfil de investidor, e posso perceber que tem a tendência de ser conservador, isso significa que não está propenso a investimentos mais arriscados e que rendem mais. O melhor caminho é identificar em que horizonte futuro deseja estar, e a partir disso escolher os produtos mais adequados. Existem opções mais conservadoras de investimentos, assim como se encontram produtos mais voláteis e que oferecem uma rentabilidade melhor, aumentando seu patrimônio de forma mais rápida. Mas para isso, é preciso ter segurança nas decisões para não aplicar em ativos não confiáveis e perder rendimento.

Qual a melhor alternativa para planejar uma aposentadoria tranquila? Marta Lopes

Olá Marta. A sua aposentadoria será mais tranquila quanto mais cedo iniciar o planejamento para ela. O primeiro passo é entender quais são as suas perspectivas e necessidades de vida ao se aposentar. Qual renda deseja? Qual a estrutura de gastos? Onde deseja morar? Enfim, perguntas que definem o tipo e a qualidade de seus gastos futuros. Feito isso, é entender a sua estrutura financeira atual e definir quanto você consegue reservar por mês para sua aposentadora. A partir dessas definições, é escolher o melhor produto de investimento para rentabilizar seu dinheiro e começar a poupar. Tenha em mente que a Previdência Privada é um produto de investimento com característica de longo prazo, mas não é o único, portanto, ao fazer seu planejamento analise com cuidado para não contratar produtos que lhe ofereçam baixa rentabilidade. Se for um fundo de previdência, atente-se para as taxas de entrada, carregamento e saída, se for um fundo de investimento, observe as taxas de administração.