Quando a prova é a própria motivação

Se você estiver com a insegurança de que não vai conseguir completar sua prova no dia da maratona, relaxe, respire

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 11 de outubro de 2017 às 22:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Você já deve ter ouvido falar que todo corredor sempre tem um gás a mais quando está em uma prova. No início eu duvidava dessa máxima da corrida de rua. Mas, a cada prova fui percebendo que, por mais que tivesse treinado uma distância menor, ou pulado alguns dias da planilha, no dia da prova, quando via de longe a linha de chegada, o motorzinho acelerava e eu concluía feliz.

Isso não significa que você pode jogar o treino para o alto e basta estar em uma prova para conseguir completá-la. Nem pensar. O que estou falando é do clima da motivação que o evento esportivo traz para um corredor. O ambiente, os outros atletas, a medalha ao fim da prova, tudo isso cria um ânimo a mais que se refletem na sua energia.

Eu estou falando isso, porque pude perceber essa diferença no meu último treino. Nesse dia, tive que fazer exatamente a distância que vou cumprir na Maratona Cidade de Salvador: 10 km. Acordei com uma certa preguiça e peguei um tempo de chuva fraca. Aqueci e parti para a corrida. Só fui esquentar totalmente no quarto quilômetro e, partir do sétimo ou oitavo, eu já estava rezando para acabar.

Na última prova que participei, a Farol a Farol, fiz a mesma distância em meio a uma chuva torrencial e uma ventania de tirar qualquer um do lugar, e quem disse que eu cansei? Quando avistei a linha de chegada falei para meu parceiro de corrida: “agora é a hora de dar o gás para chegar bonito, acelera”. Nesse treino, eu não acelerava mais nem por reza braba.

Por isso, se você estiver com a insegurança de que não vai conseguir completar sua prova no dia da maratona, relaxe, respire, cumpra todo o seu treino, porque no dia do evento, quando você enxergar o Farol da Barra, essa reserva de energia que fica escondida em algum lugar do corpo vai ser acionada e você vai correr bem até pegar a sua medalha.