Quase 50 mil testes já foram feitos em bairros de Salvador; 8,9 mil deram positivo

coronavírus
24.06.2020, 14:58:00
(Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS)

Quase 50 mil testes já foram feitos em bairros de Salvador; 8,9 mil deram positivo

Testagem começou a ser feita no dia 11 de maio e já passou por mais de 25 bairros da capital

Quase 50 mil testes rápidos para detecção do coronavírus já foram aplicados pela Prefeitura de Salvador nos bairros que passam por medidas restritivas. Desde o dia 11 de maio até esta terça-feira (23), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou 48.446 testes em mais de 25 localidades, contabilizando 8.922 pessoas diagnosticadas com a doença - o que representa 18,4% do total de pessoas testadas.

Salvador foi uma das capitais brasileiras a fazer uso em massa desse tipo de exame. Segundo a prefeitura, os testes têm sido um importante meio para avaliação da circulação viral na cidade, possibilitando identificar e encaminhar de imediato ao isolamento as pessoas infectadas, minimizando o risco de disseminação do vírus e salvado vidas.

Atualmente, a testagem rápida acontece nos bairros de Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, Paripe, Federação, Engenho Velho da Federação, Santa Cruz, São Marcos, Brotas e Engenho Velho de Brotas - onde as medidas estão em vigor. A partir desta quinta (25), o procedimento acontecerá também em São Cristóvão e Imbuí, bairros que passarão a receber medidas regionalizadas pelo prazo inicial de sete dias. A SMS disponibiliza em cada localidade 150 testes diariamente.

A iniciativa já aconteceu na Boca do Rio, Avenida Joana Angélica (Centro), Plataforma, Pituba, Lobato, Liberdade, Bonfim, Brotas, Cosme de Farias, Massaranduba, Uruguai, Periperi, Pernambués, Cabula, Itapuã, São Caetano, Sussuarana e Nova Sussuarana.

O teste
A testagem rápida ocorre de forma simples e prática e pode ser feita de duas formas: através da coleta de sangue retirada do dedo do paciente ou de secreção (swab). Técnicos da SMS fazem a triagem para identificação dos indivíduos com sintomas gripais. Logo depois, uma amostra laboratorial é recolhida e em até 30 minutos é analisada pelos profissionais.

O resultado é encaminhado ao paciente via mensagem de texto no celular. Em caso positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a SMS entra em contato para realizar as devidas orientações e medidas de controle.

Nesta terça, apenas a ocupação das vagas contratualizadas pela Prefeitura para o tratamento de pacientes com coronavírus foi de 83,9% nos leitos de UTI e 82,1% nos leitos de enfermaria.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas