Assine

Quase três times: Wagner Lopes já colocou em campo 31 jogadores do Vitória


 

Treinador repetiu a escalação do rubro-negro apenas uma vez em 11 jogos

  • Daniela Leone

Publicado em 06/10/2021 às 10:19:00
Atualizado em 22/04/2023 às 15:50:08
. Crédito: Pietro Carpi/EC Vitória

A situação do Vitória na Série B do Brasileiro é extremamente delicada. A 10 rodadas do fim do campeonato, o Leão não consegue sair da zona de rebaixamento e, apesar das tentativas de reabilitação, se afunda cada vez mais no Z4 a cada rodada. Em busca da formação e estratégia ideias, o técnico Wagner Lopes já mandou a campo quase três times: 31 jogadores foram utilizados nos 11 jogos que comandou.

O goleiro Lucas Arcanjo foi o único presente em todas as partidas em que o treinador esteve à beira do gramado. Um dos poucos destaques do Vitória nesta edição da segunda divisão, ele foi titular contra CRB, Vila Nova, Guarani, Náutico, Operário, Remo, Brusque, Coritiba, Londrina, Botafogo e Goiás.  

Cinco jogadores de linha também têm a confiança do treinador e se destacam pela regularidade. O lateral Roberto, os zagueiros Wallace e Mateus Moares, o volante Fernando Neto e o atacante Marcinho foram titulares em 10 das 11 partidas com Wagner Lopes. As ausências ocorreram por suspensão. 

O volante Pablo Siles também foi escalado como titular todas as vezes em que esteve disponível, mas as suspensões o deixaram fora de três jogos. E ele não participou da derrota por 3x0 para o Goiás, na rodada passada, porque estava machucado.

O centroavante Samuel também teve muita oportunidade com o treinador. Foi titular em oito dos nove jogos que participou e só não foi relacionado para dois porque estava suspenso. Apesar das chances, não encontrou o caminho das redes. 

Aliás, o setor ofensivo é sem dúvida o que o técnico rubro-negro mais mexeu. Onze atacantes entraram em campo: Guilherme Santos, Wesley Pionteck, Samuel, Eron, Marcinho, David, Ronan, Mateusinho, Caíque Souza, Manoel e Fabinho, que foi contratado na semana passada e estreou durante o confronto com o Goiás. Destes, Guilherme Santos, Ronan e Mateusinho já não estão mais nos planos do clube para o restante da Série B. O primeiro está lesionado e os outros dois estão treinando em um "grupo de transição".

As inúmeras mudanças não surtiram efeito e o time segue sem achar o gol adversário. Dono do segundo pior ataque da Série B, com 18 gols marcados em 28 partidas - três a mais que o lanterna e praticamente já rebaixado Brasil de Pelotas -, o Vitória não comemora um gol há cinco rodadas. 

Na tentativa de encontrar uma solução para o problema, Wagner Lopes escalou o lateral esquerdo Roberto improvisado no ataque nos dois jogos mais recentes. Ele jogou ao lado do recém-chegado Manoel no empate com o Botafogo. Na derrota para o Goiás, os dois tiveram a companhia de Marcinho, que voltou ao time após cumprir suspensão. 

Wagner Lopes só repetiu a escalação uma vez desde que chegou ao Vitória em agosto. Na 21ª rodada, quando o rubro-negro empatou com o Náutico em 1x1, no estádio dos Aflitos, no Recife, o treinador escalou o mesmo time que havia vencido o Guarani por 1x0 no Barradão. 

Como a equipe jogou muito mal na derrota por 3x0 contra o Goiás, a tendência é que Wagner Lopes mexa novamente na escalação no próximo sábado (9), quando o Vitória receberá o Confiança, às 19h, no Barradão.

O Leão está na zona de rebaixamento há 11 rodadas, não vence há seis jogos e atualmente ocupa o 18º lugar, com 26 pontos. Está a seis do Brusque, 16º colocado e primeiro time fora do Z4. Vice-lanterna, a equipe sergipana soma 22 pontos. 

Jogadores utilizados pelo técnico Wagner Lopes:

Goleiro Lucas Arcanjo

Laterais Raul Prata Van Roberto Pedrinho Renan Luís

Zagueiros Mateus Moraes Wallace João Victor Thalisson Kelven

Volantes Pablo Siles Fernando Neto Gabriel Bispo João Pedro Cedric Guilherme Rend

Meias Eduardo Bruno Oliveira Soares Alisson Santos

Atacantes Guilherme Santos Wesley Pionteck Samuel Eron Marcinho David Ronan Mateusinho Caíque Souza Manoel Fabinho