Criar um ambiente propício para o aprendizado, respaldada pelo o que há de mais inovador e tecnológico, aliando teoria e prática. Este é o objetivo da Rede FTC com o desenvolvimento do Programa Parcerias de Excelência, inaugurado este ano como um dos seus maiores diferenciais no ensino superior. A formação dos alunos nas áreas da Saúde e do Direito conta com ferramentas avançadas, fruto de convênios com empresas e instituições que são referência.
“Sou entusiasta de parcerias, elas agregam, trazem benefícios mútuos e promovem a evolução dos envolvidos, em especial na formação do profissional médico que a cada dia é chamado a desenvolver competências multidisciplinares na área de gestão, empreendedorismo, liderança, noções jurídicas. Com essas parcerias, os resultados aparecem mais rapidamente. Ou seja, qualifica-se melhor o futuro médico para lidar com o mercado de trabalho”, ressalta Lilamanie Pardinho, aluna de Medicina e presidente da Liga de Neurocirurgia.
![]() |
A aluna da FTC Lilamanie Pardinho entre os professores convidados do ITC Orlando Maia e José Alberto Landeiro (Fotos: Divulgação) |
Graças às parcerias de excelência, os estudantes dos cursos de Saúde contam com dois institutos instalados dentro da universidade: o de Odontologia das Américas (IOA), voltado para a prática dos procedimentos da Odontologia; e o de Treinamento em Cadáveres (ITC), primeiro do Brasil a oferecer a metodologia americana de treinamento de técnicas cirúrgicas em cadáveres frescos. O método preserva as características do corpo humano vivo, o que permite aos estudantes treinarem situações muito próximas da realidade do dia a dia.
André Nazar, coordenador geral do curso de Medicina, salienta que a FTC oferece aos discentes uma maior preparação para atuar em situações de urgência e emergência de uma forma mais segura e assertiva. Para isso, são disponibilizadas técnicas e metodologias inovadoras de aprendizagem, como robôs que simulam pacientes em diversas situações de riscos, simulação em CTI e mesa anatômica em 3D com simuladores para procedimentos cirúrgicos complexos. “Buscamos oferecer a oportunidade de educação continuada, sobretudo, na área de saúde que exige novos conhecimentos”, comenta Nazar.
![]() |
Rede FTC traz a Salvador metodologia de técnicas cirúrgicas em cadáveres frescos |
Setor público
Segundo o coordenador, além de empresas privadas, a FTC também firmou parceria de excelência com o poder público. Da aproximação com o município de Salvador surgiram quatro programas de residência médica credenciados pelo MEC para serem executados em hospital municipal. Outra parceria é com a FioCruz, que garante o funcionamento de um laboratório e a publicação de artigos por alunos em revistas científicas conceituadas. E ainda: estão em andamento a implantação de um mestrado com quatro linhas de pesquisa e programas de intercâmbio com universidades americana e portuguesa.
A tecnologia aplicada à saúde tem sido uma das prioridades da rede, que firmou convênio com a IBKL, desenvolvedora da plataforma utilizada nos laboratórios de prática hiper-realista implementados na FTC Salvador. A instituição oferece também acesso à plataforma Sanar, startup baiana voltada para educação continuada na área de Saúde. Um dos fundadores, Leandro Lima, gestor para universidades, explica que o Sanar funciona como a Netflix. Trata-se de um serviço por assinatura e a pessoa escolhe os conteúdos que deseja ver. A FTC disponibiliza o conteúdo como um material de suporte. “Após as aulas, por exemplo, eles podem acessar a plataforma no desktop ou pelo celular para pesquisar, assistir a conteúdos curtos, que duram de 10 a 15 minutos. É uma forma inovadora de se conectar com esse novo estudante e tornar o aprendizado algo mais gostoso”, explica.
![]() |
Laboratório hiper-realista |
Brasil jurídico
Os alunos de Direito, por sua vez, são beneficiados por uma parceria que tem feito a diferença na aprovação do Exame da Ordem. A Rede FTC se uniu ao Brasil Jurídico, instituição responsável pela produção de conteúdos didáticos arrojados e de excelência, com métodos e recursos modernos para concursos públicos, exame da OAB e aperfeiçoamento profissional, indispensáveis aos estudantes e operadores do Direito.
Os resultados surpreendem: no 30º Exame da OAB, divulgado recentemente, todas as unidades da rede tiveram índices de aprovação superior à média das IES privadas, que é de 17,96%. Para se ter uma ideia, a FTC Conquista alcançou 41,9% de aprovação, mais que o dobro da média - dados oficiais da OAB. “Através da parceria iniciada em março de 2019, os alunos de Direito de todas as unidades da Rede FTC recebem gratuitamente o curso preparatório completo para o Exame de Ordem”, destaca Francisco Fontenele, diretor do Brasil Jurídico e consultor da Rede FTC para os cursos de Direito.
![]() |
Todas as unidades da FTC tiveram índices de aprovação superior à média das IES privadas no 30ª Exame da OAB |
De acordo com Fontenele, “é prioridade da diretoria da Rede FTC tornar os cursos de graduação em Direito referência nacional e, para tanto está promovendo aprimoramentos e implementando inovações que são essenciais em um cenário de profundas e constantes modificações, principalmente com o advento de novos ramos, rumos, tecnologias e a aplicação da inteligência artificial, que cada vez mais fazem parte do cotidiano das profissões jurídicas”, salienta.
Coordenadora do curso de Direito na FTC Conquista, Danielle Miranda ressalta que a chegada do Brasil Jurídico não só elevou os números de aprovação, por conta da melhor preparação dos alunos, como também “possibilitou aos professores acesso a cursos importantes para sua atualização”.
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.