Relatório de março já atestava problemas em barragem de Maiquinique

bahia
11.04.2019, 05:00:00
MPT diz que empresa responsável por barragem de Maiquinique não apresenta o projeto da estrutura (Ascom/Governo do Estado)

Relatório de março já atestava problemas em barragem de Maiquinique

Entre as irregularidades estão umidade nas áreas à jusante (abaixo do barramento)

Um relatório elaborado pela Agência Nacional de Mineração em 1º de março deste ano, assinado pelo Responsável Técnico de Barragem Luís Cláudio Serpa, enviado pelo próprio órgão ao CORREIO, atestava a estabilidade da Barragem nº 1, em Maiquinique, apesar de, já nesta data, terem sido encontrados problemas no equipamento, principalmente, relacionados a umidade nas áreas de jusante, além de presença de vegetação arbustiva. A barragem está interditada e, segundo a ANM, corre 'risco iminente de rompimento'.

Ainda em fevereiro, o relatório da ANM sobre a situação das barragens brasileiras, classificou a estrutura nº 1 de Maiquinique na categoria médio, tanto para risco quanto para dano potencial associado. Este último, segundo a Agência, se refere ao dano que pode ocorrer devido a rompimento, vazamento, infiltração no solo ou mau funcionamento de uma barragem.

Já a partir do dia 18 de março, com a presença da Força-Tarefa de Barragem, outras questões foram levantadas pela equipe e levaram à interdição da estrutura. Por meio de nota, o Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmou que “um dos principais problemas é a falta de projeto da barragem, uma vez que não se pode saber como ela foi construída, porque a Grafite do Brasil não tem o projeto para apresentar”.

“Os peritos detectaram também um movimento de material líquido que estava atravessando o barramento e aparecendo na parte externa da barragem através do solo. Esse movimento subterrâneo da água, chamado de percolação, é lento, mas pode indicar instabilidade da barragem”, diz nota do órgão estadual.

A percolação já havia sido detectada no relatório produzido em março pela ANM, no qual afirmava que a barragem possuía “umidade ou surgência nas áreas de jusante, paramentos, taludes ou ombreiras sem implantação das medidas corretivas necessárias”. No mesmo documento, a Agência também afirmou ter localizado “existência de trincas e abatimentos sem implantação das medidas corretivas necessárias, bem como falhas na proteção dos taludes e paramentos”.

Após a atuação da Força-Tarefa, a ANM emitiu novo documento, classificando a barragem de Maiquinique como de risco alto, sendo uma das três de maior ameaça no país. Em conversa com o CORREIO, a procuradora do MPT, Verena Borges, afirmou que não pode divulgar quais as outras 14 barragens que devem ser, até julho, inspecionadas pelo grupo.

* Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pastora-e-cantora-gospel-agride-sogra-de-73-anos-na-frente-de-criancas-video/
Lucimara Pires se justificou dizendo que idosa bateu nela primeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diggo-de-deus-conheca-o-cantor-que-abandonou-o-futebol-para-viver-de-musica/
Artista é vocalista da Clap Bum, banda que encarta CD no CORREIO desta terça-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-conheco-o-homem-com-quem-dormia-diz-influencer-agredida-pelo-namorado/
Anne Sampaio usou a conta do Instagram para denunciar o agressor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/digital-influencer-usa-instagram-para-denunciar-namorado-por-agressoes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mesmo-com-prova-mantida-candidatos-temem-cancelamento-de-concurso-da-pm/
Professores propõem que os concurseiros não se deixem abater e continuem focados nas provas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/poliana-ex-esposa-de-victor-chaves-vive-reclusa-apos-separacao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/atores-da-televisa-morrem-ao-cair-de-ponte-durante-ensaio-para-serie/
Vítimas faziam parte de elenco da série ‘Sin Miedo a la Verdad’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/blecaute-em-morro-de-sao-paulo-deixa-turista-sem-banho-e-gera-prejuizo-no-comercio/
Balneário ficou 20 horas sem luz; concessionária cita 'defeito em equipamento'
Ler Mais