Resfriado comum pode te imunizar contra covid-19, diz estudo dos EUA

Proteção pode ser formada após infecção com outros tipos de coronavírus

Publicado em 5 de agosto de 2020 às 09:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Em alguns casos, pessoas que nunca foram infetadas pelo Sars-CoV-2, o causador da covid-19, podem ter imunidade contra essa doença caso já tenham sido infectadas por outros tipos de coronavírus que causam apenas resfriados comuns. 

Essa descoberta foi publicada nesta terça-feira (4) pela revista especializada "Science". A pesquisa foi liderada biólogo colombiano José Mateus, do Instituto de Imunologia de La Jolla, na Califórnia (EUA), e descreve como amostras de sangue coletadas antes de 2019, quando o Sars-CoV-2 ainda não estava circulando, foram capazes de reagir contra o novo coronavírus. 

O tipo de resposta imune contra o patógeno, porém, não foi do tipo humoral, na qual anticorpos (moléculas de ataque) abordam o invador. Como cientistas já desconfiavam, ocorreu uma resposta de tipo celular, na qual linfócitos T, uma classe específica de células do sistema, atacam outras células infectadas.

Ao realizar testes específicos, o grupo identificou que o mesmo mecanismo de ataque que já existe em algumas pessoas contra o Sars-CoV-2 se aplicava aos outros coronavírus de resfriado, especificamente o OC43, o 229E, o NL63 e o HKU1. 

Entretanto, a conclusão do estudo não é de que todas as pessoas já infectadas por esses vírus passem a estar protegidas contra a covid-19, mas pode ajudar a entender a dinâmica da pandemia. Segundo os pesquisadores, a memória imune gerada por essas células pode ajudar a explicar por que o impacto da infecção pelo novo coronavírus varia mesmo entre pacientes com a mesma faixa etária e perfil.