Ressaca da canonização: devotos lotam Osid um dia após Dulce virar santa

Movimentação tem sido três vezes maior que a média

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Moura
  • Gabriel Moura

Publicado em 15 de outubro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr/CORREIO

O dia seguinte às grandes celebrações é geralmente marcado pelo descanso. No entanto, não foi esse o cenário visto nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) após o domingo da canonização da Santa Dulce dos Pobres, no Vaticano, e da realização da sua primeira missa, em Roma.

A “ressaca” da santificação da baiana, em Salvador, foi marcada por uma nova enxurrada, com conterrâneos do Anjo Bom da Bahia e turistas lotando a sede das Osid e garantindo lembranças da nova santa. Lojinha das Osid ficou lotada (Foto: Betto Jr/CORREIO) Camisas, escapulários, livros, canecas e fitinhas eram apenas alguns dos itens que estavam à disposição na nova lojinha, reaberta neste fim de semana, e que ficou lotada durante todo o dia. O item mais procurado e o primeiro a esgotar foi a imagem da santa no tamanho de 15 cm, vendida por R$ 24. 

O tempo de espera na fila chegava a 20 minutos, mas nada que desanimasse quem estava ansioso para garantir seu souvenir da santa.

“Nesse tempo que eu estou aqui na fila, já aproveitei para dar mais uma olhada em volta e achei duas canecas lindas, que já peguei para mim. Não é todo mundo que tem o orgulho de dizer que tem uma santa conterrânea. Temos que fazer jus a esta benção que recebemos, por isso, já estou fazendo minha parte e montando um altar para a santa”, conta a aposentada Rita de Castro, 70 anos. Prateleira com imagens da santa ficou vazia (Foto: Betto Jr/CORREIO) Visitas triplicaram De acordo com Roberta Daltro, coordenadora administrativa do santuário das Osid, do último sábado (12) até esta segunda (14), a média de visitantes diários nas obras foi de mais de 3.500 pessoas, três vezes acima da média normal, que gira em torno de 1.500 visitantes por dia.

“A expectativa é que a movimentação aumente bastante agora, com a canonização de Dulce. O turismo religioso deve se intensificar também. Por exemplo, na vigília do dia 12 para o 13, vieram pessoas de Fortaleza e São Paulo, exclusivamente para participar das celebrações”, conta. Maria de Lourdes é grande admiradora da santa (Foto: Betto Jr/CORREIO) Entre tantos devotos da baiana, existe uma que não deixa de declarar a sua admiração. É o caso da aposentada Maria de Lourdes dos Santos, de 82 anos, que desde a última segunda-feira (7) visita o local todos os dias.“Não deixei de vir nenhum dia, participei da vigília também. Está corrido, mas quando a gente faz algo com amor e boa vontade, não cansa. Ainda mais por uma causa como essa, a santificação de Irmã Dulce, algo que eu rezava diariamente para que acontecesse”, conta a aposentada, que é voluntária das Osid e devota da santa desde 1992, ano da morte de Dulce.Para receber um fluxo tão grande de fiéis e arrecadar doações, as Osid prepararam ainda a Feira da Gratidão, que acontece até esse sábado (19). O evento conta com apresentações musicais, gastronomia, artesanato e, claro, as tradicionais missas, que serão realizadas três vezes ao dia, às 8h30, 12h, e 16h.

Apesar de tantos atrativos, o que mais atrai os olhares curiosos é mesmo a nova imagem da Santa Dulce dos Pobres, que ganhou uma auréola desde o dia da sua canonização. Devota levou até o cachorrinho em visita ao túmulo de Dulce (Foto: Betto Jr/CORREIO) Como ser voluntário das Obras? Basta ligar para o número (71) 3310-1657 ou escrever um e-mail para [email protected].

Não tem tempo, mas quer ajudar? Você também pode ajudar na manutenção das atividades das Obras Sociais Irmã Dulce e na perpetuação do legado de amor deixado pelo Anjo Bom do Brasil. Doação mensal Qualquer pessoa física e/ou jurídica pode se tornar um sócio-protetor, contribuindo através de boleto bancário ou débito em conta. Basta acessar o site irmadulce.org.br/doeagora Doação via Cartão de crédito Escolha o método de pagamento online preferido para realizar a doação no link irmadulce.org.br/doeagora  Doação por depósito ou transferência bancária Associação Obras Sociais Irmã Dulce CNPJ: 15178551/0001 – 17 Escolha o Banco da sua preferência para depósito bancário Caixa Econômica: AGÊNCIA: 2211 CONTA: 333-3 OPERAÇÃO: 003 Itaú: AGÊNCIA: 0697 CONTA: 96.844-4 Santander: AGÊNCIA: 4109 CONTA: 13000565-6 Banco do Brasil: AGÊNCIA: 3429-0 CONTA: 157.081-1 Bradesco: AGÊNCIA: 2864-9 CONTA: 12.154-1 Banco do Nordeste: AGÊNCIA: 046 CONTA: 12.516-2

Dúvidas? Central de Relacionamento com o Doador: Telefone: (71) 3316-8899 E-mail: [email protected] Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

* Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro