Restaurantes de Salvador sofrem com falta de produtos e de clientes

Tem estabelecimento que vendia 80 refeições por dia e passou a servir 20

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 28 de maio de 2018 às 20:18

- Atualizado há um ano

Daniele Anunciação amarga prejuízos no Comércio por Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Antes, as mesas do restaurante de Daniela Anunciação, 34 anos, no bairro do Comércio, estavam cheias ao meio dia em ponto. Há oito dias, no entanto, nenhum cliente em busca de almoço. A movimentação no estabelecimento caiu, de acordo com ela, vertiginosamente. Os clientes que aparecem lá só vão pela cerveja. Esses são fiéis.

[[publicidade]]

Pro almoço, nada em grande quantidade e, em estoque, só alimentos práticos para o preparo. Tudo para não ficar ainda mais no prejuízo. "Uma carne do sol, uma moqueca de ovo, tudo que seja muito rápido de fazer. Não adianta preparar mais nada porque perde. Sem clientes não dá", reclama a comerciante. Em um restaurante do lado, a mesma situação. Marcelo Santos, um dos proprietários do Restaurante do Márcio, diz que a greve dos caminhoneiros impactou de forma negativa nas suas vendas, algo em torno de 70%.

"Os clientes não ficam até tarde. Cedo estão indo embora. A movimentação anda fraca demais", conta Marcelo.

[[galeria]]

No restaurante era servido, diariamente, 80 pratos. Agora, não passam de 20 refeições. O Márcio também tem encontrado dificuldades em achar alguns ingredientes, como o tomate. "O jeito tem sido rodar pela cidade. A gente roda, roda, e quando encontra, o preço está muito salgado", completa. O preço do tomate, ainda segundo Marcelo, está sendo comprado por ele por R$ 12 o quilo. Antes, era vendido por R$ 3. Por dia, ele precisa de 5 kg. (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) O restaurante Tampinha, na Federação, também está sofrendo os impactos da greve dos caminhoneiros.

Apesar de não perder clientes, o estabelecimento está sem gás desde o último sábado (26). "Eu tive que arrumar um gás de cozinha pra colocar no lugar, porque o que a gente usa aqui é o P45", contou o dono do estabelecimento, Adeladio Soares Jesus. 

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier.