Réveillon: 21 atrações do Festival Virada Salvador são divulgadas

salvador
17.10.2018, 21:19:51
Atualizado: 18.10.2018, 12:28:33
(Foto: Valter Pontes/Secom)

Réveillon: 21 atrações do Festival Virada Salvador são divulgadas

Em um evento em São Paulo, o prefeito ACM Neto divulgou nesta quarta-feira (17) as atrações previstas

Anitta, Ivete Sangalo, Luan Santana, Bell Marques, Claudia Leitte, Daniela Mercury e Milton Nascimento. Esses são alguns nomes já confirmados para o Festival Virada Salvador, que acontece de 28 de dezembro a 1º de janeiro, no antigo Aeroclube. É o terceiro ano da festa no local.

Em um evento em São Paulo, o prefeito ACM Neto divulgou nesta quarta-feira (17) as  21 atrações previstas. Ao lado do vice-prefeito, Bruno Reis, Neto afirmou que ao menos três atrações ainda estão em negociação. “Vamos deixar de surpresa para manter esse clima de suspense até o final do ano”, brincou o prefeito. As demais serão anunciadas por ele nos próximos dias.

Em setembro, a cantora Ivete Sangalo já havia sido confirmada como a artista que comandaria por mais um ano o momento da virada. Em 2017, ela fez o show grávida de sete meses, carregando Helena e Marina, que nasceram durante o Carnaval. Já Daniela Mercury fará o tradicional show do primeiro dia do ano.

Segundo a prefeitura, serão mais de 70 horas de música, e a expectativa é reunir cerca de 2 milhões de pessoas - público estimado no ano passado. Serão 500 mil turistas na cidade, o que significa uma injeção de R$ 400 milhões na economia da cidade. A expectativa é que a ocupação seja de 100% nos hotéis mais próximos ao evento. A roda-gigante estará de volta este ano, além de uma tirolesa.

O cantor Bell Marques disse que é sempre uma alegria tocar na capital. “Ainda mais nesse período, que é sempre muito positivo,  e nesse evento, que tem levado nossa cidade ao mapa do turismo nacional. Fico muito feliz de aceitar mais um ano o convite da prefeitura para animar minha cidade”, disse Bell.

Os filhos do cantor também comentaram com o CORREIO a oportunidade de tocar no Festival da Virada. “Estamos muito contentes de integrar a grade do Réveillon de Salvador por mais um ano, ainda mais nesse momento, que é de muita alegria e de conquistas pra gente. É sempre muito bom tocar na nossa cidade”.

Léo Santana, que participou do lançamento em São Paulo, disse que é uma honra participar do megaevento. “Gratificante demais”, disse.

Questões como segurança e iluminação também foram comentadas pelo prefeito de Salvador, ontem: “Teremos esquema de estacionamento e aumento na frota de ônibus, para garantir a volta para casa. Toda iluminação é em LED, pois sabemos que isso tem tudo a ver com segurança. Não há a possibilidade de ninguém entrar armado, pois existem revistas rigorosas na entrada da arena”.

Ainda segundo Neto, todas as crianças terão pulseiras de identificação.

Atualmente, existem duas obras acontecendo no local da festa: uma do Centro de Convenções de Salvador, e outra, do Parque dos Ventos, ambas da prefeitura.

“A área da obra do Centro vai funcionar como um estacionamento e em nada vai atrapalhar. Na área do Parque é onde vai funcionar a Vila Gastronômica, para a galera matar a fome e fortalecer as energias. Também vai funcionar ali a Feira Criativa, para a galera que trabalha com artesanatos e produtos típicos da Bahia”, explicou o prefeito.

De olho no Ano-Novo
Os hotéis da cidade esperam alcançar a mesma taxa de ocupação do último Réveillon, 96%, enquanto as agências de viagens estimam crescimento de 10% no número de turistas.

Segundo o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), Silvio Pessoa, os hotéis desistiram de reajustar o valor das hospedagens. “Nos últimos 4 anos, a prefeitura tem ido a São Paulo fazer a divulgação da festa, e isso tem sido promissor. Os preços das diárias não foram congelados, mas também não foram reajustados. Estão praticamente a mesma coisa do ano passado. Tudo para atrair novamente os turistas”, contou Silvio.

O mês de outubro, até agora, já deixou muitos empresários contentes. Ainda segundo Silvio Pessoa, o feriadão teve uma das melhores taxas de ocupação dos últimos anos, ficando em torno de 75%. O percentual tem relação direta com as festas realizadas em Salvador.

“Além do feriadão (Nossa Senhora Aparecida), teve a micareta LGBT, a Villa Mix e o show de Roger Waters (ex-líder do Pink Floyd, que tocou ontem na capital). O setor está em crescimento, se recuperando de uma crise violenta, então, esses números são muito positivos”, afirmou.

Viagens
As agências de viagens também estão empolgadas com o Réveillon. A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Ângela Carvalho, espera que a festa deste ano e o Verão movimentem 10% a mais de turistas na comparação com o ano anterior.

“A procura pelos pacotes começa a aumentar no final de outubro e em novembro. (Dos que vêm de fora) a maioria vem da região Sul e Sudeste do Brasil e de países como a Argentina e Portugal. Salvador está no centro do turismo não apenas pela festa, mas também por conta das melhorias na cidade. Ela está mais arrumada, está sendo mais divulgada e tem cada vez mais atrações. Esse conjunto de fatores é responsável pelo bom resultado”, afirma Ângela.

Assim como os hotéis, as agências de viagens evitaram reajustar o valor dos pacotes. Segundo ela, é uma estratégia para atrair mais público, fidelizar clientes e superar a crise. “Os preços continuam os mesmos do ano passado, porque precisamos atrair mais pessoal antes de qualquer coisa. Antes, os resorts concentravam o público do Réveillon, mas isso está mudando”, disse.

Turistas vêm do interior, SP e Minas
O autônomo Anderson Farias, 24 anos, mora em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, e está contando os dias para o Réveillon. Há 15 anos, ele e os pais pegam a estrada depois do Natal e seguem para Salvador, para a virada de ano e, dessa vez, não será diferente.

“Eu já recebi convite para passar o Ano-Novo em outros locais, como Aracaju e outras cidades, mas sempre vou para Salvador. Minha família mora na cidade, mas nem é só por isso. Gosto de Salvador, na verdade, não só eu. Sempre encontro um monte de amigos. Ano passado estava cheio, mas foi legal porque o espaço é amplo”, contou.

Segundo dados da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), 45% dos turistas do Réveillon de Salvador moram no interior da Bahia, e o restante vem principalmente do Sul e Sudeste do Brasil.

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Cláudio Tinoco, contou que São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco e Distrito Federal são os principais emissores de turistas para a capital baiana.

“O turista do Réveillon é diferente do turista do Carnaval, por exemplo. No Ano-Novo, o perfil é mais família, diferente do Carnaval, que é mais de solteiros viajando com amigos”, afirmou o secretário.

Em 2016, Salvador recebeu 8 milhões de visitantes nos 12 meses do ano. Em 2017, foram 8,8 milhões de turistas. Para 2018, a prefeitura estima superar os 9 milhões. No ano passado, os cinco dias do Festival da Virada Salvador reuniu 2 milhões de pessoas, sendo 750 mil apenas no dia 31.

 Quem já está na festa

 Anitta

Wesley Safadão

Simone e Simaria

Ferrugem

Ivete Sangalo

Luan Santana

Léo Santana

Daniela Mercury

La Fúria

Jorge e Mateus

Milton Nascimento

Harmonia do Samba

Kevinho 

Lincoln & Duas Medidas

Psirico

Matheus e Kauan

Xand Avião

Devinho Novaes

Bell Marques

Claudia Leitte

Alok



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anelis-assumpcao-apresenta-show-inedito-em-salvador-neste-sabado/
Anelis & Os Gostas é atração do Intercenas Musicais, na Commons
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pai-e-preso-por-afogar-filho-de-2-anos-em-bacia-para-fazer-ex-sofrer/
Ele contou a amigo que foi traído pela mãe da criança e queria se vingar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-procura-casal-que-roubou-r-400-mil-de-idosas-na-barra-veja-video/
Irmãs, vítimas têm 89 e 93 anos; homem e mulher entraram disfarçados em prédio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baiana-de-21-anos-e-a-primeira-brasileira-a-vencer-premio-da-onu-sobre-meio-ambiente/
Anna Luísa criou o Aqualuz, dispositivo que torna água potável através de raios solares
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/indicado-pelo-brasil-a-corrida-do-oscar-a-vida-invisivel-ganha-trailer-confira/
Dirigido pelo cineasta Karin Aïnouz, o filme estreia nacionalmente em 31 de outubro  
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ele-ameacava-minha-esposa-todos-os-dias-diz-marido-de-baleira-morta-pelo-irmao/
Baleira foi morta a tesouradas pelo irmão na última terça-feira (17)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-investiga-se-morte-de-empresaria-no-ce-foi-suicidio-ou-assassinato/
Ela discutia com o namorado no momento do disparo, que a atingiu no peito
Ler Mais