Roubos a ônibus cresceram 14% em Salvador, diz polícia

Entre janeiro e abril deste ano, 800 coletivos foram assaltados na capital

Publicado em 6 de maio de 2017 às 07:58

- Atualizado há um ano

Entre 1º de janeiro e 17 de abril deste ano, o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), da Polícia Civil, registrou um aumento de 14% no número de assaltos a ônibus com relação ao ano passado. Nesse período, 800 coletivos foram assaltados na capital, enquanto em 2016, até a mesma data, o número tinha sido de 710. Nesta sexta-feira (5), o pintor Djalma Paixão Ferreira, 42, morreu durante um assalto na Avenida Paralela.Assalto terminou com morte na Avenida Paralela nesta sexta-feira(Foto: Marina Silva/CORREIO)

O site da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não disponibiliza mais dados recentes sobre assaltos a ônibus - os últimos dados são do primeiro trimestre de 2016. 

Já a Operação Gêmeos, da Polícia Militar, responsável por coibir assaltos em transportes coletivos, prendeu 174 criminosos em flagrante entre 1º de janeiro e 4 de maio. No mesmo período, foram apreendidos 37 adolescentes pelo mesmo tipo de delito e 34 armas de fogo recolhidas.

Segundo a PM, são constantes as abordagens preventivas e operações nos pontos de ônibus e em ônibus que circulam em Salvador: “As abordagens ao transporte coletivo têm sido intensificadas pela Polícia Militar com base nas ocorrências de furtos e roubos em relação aos horários dos delitos, linhas de ônibus, forma de atuação dos criminosos e descrição de características físicas, como resultado de parceria com a Polícia Civil, através do Gerrc”.

Mais duas prisões aconteceram nesta sexta-feira (5), por volta das 18h, na Avenida San Martin. Investigadores do Gerrc e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) prenderam George Alves Santos, 22 anos, e Everlin Jesus Barbosa, 21, que roubaram passageiros de um ônibus da  Plataforma,  linha Terezinha-Lapa.

Os policiais conseguiram evitar que a dupla esfaqueasse o cobrador do veículo, um homem de 35 anos, que estava sendo agredido e ameaçado pela dupla no assalto.

Com os dois homens, os policiais apreenderam, ontem, duas facas do tipo peixeira e R$ 85 em dinheiro, pertencentes ao cobrador do veículo, além de diversos pertences dos outros passageiros. George e Everlin vão responder pelo crime de roubo majorado.