Rui Costa libera uso de máscaras em ambiente fechado em toda a Bahia

Flexibilização acontece devido à redução do número de casos ativos de covid-19

Publicado em 11 de abril de 2022 às 13:13

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Wendel de Novais/CORREIO

O governador Rui Costa anunciou, nesta segunda-feira (11), que assinará o decreto liberando as máscaras em ambientes fechados. A obrigação do uso ainda permanecerá nas unidades de saúde. O decreto com todos os detalhes da liberação deve ser publicado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Estado.

Rui justificou a liberação com a redução do número de casos ativos de covid-19 na Bahia, e afirmou que "alcançamos menos de 100 pessoas em leitos de UTI e menos 1.000 casos ativos".

[[embed]]

No último dia 7, o governador já havia dito que a flexibilização do uso da máscara em ambiente fechado estaria vinculada à marca de menos de 1000 casos ativos da doença.

“Estamos hoje com 1.200 pessoas contaminadas na Bahia e cerca de 90 pessoas internadas em UTIs. Pretendo, assim que a gente baixar esse número para menos de mil contaminados, aí a gente libera máscaras em ambientes fechados. Eu diria que estamos perto”, comentou o gestor durante agenda no município de Araci.

 A liberação em locais abertos está valendo desde o dia 2 de abril.

Salvador  Em Salvador, a Prefeitura já havia autorizado o uso facultativo de máscaras em alguns ambientes fechados. O decreto assinado pelo prefeito Bruno Reis desobriga o uso do item em locais como academias, barbearias, autoescolas e estádios de futebol.

Flavia Azevedo: Toca aqui todo mundo que não vai tirar a máscara nem a pau 

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM) a determinação vale para espaços com ventilação natural e onde deve ser observado o distanciamento social adequado.

A obrigatoriedade de uso de máscaras tanto em ambientes fechados quanto abertos já havia sido suspensa em cidades como Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Em outras, como Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, o uso facultativo foi decretado em locais fechados.