Ruy Fausto, um dos maiores intelectuais brasileiros, morre aos 85 anos

brasil
01.05.2020, 16:44:00
Atualizado: 01.05.2020, 16:44:26
Ruy, durante entrevista ao programa Diálogos com Mario Sergio Conti, da GloboNews, em 2017 (Foto: Reprodução)

Ruy Fausto, um dos maiores intelectuais brasileiros, morre aos 85 anos

Filósofo teve um infarto em Paris, na França

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O filósofo Ruy Fausto morreu nesta sexta-feira (1º) aos 85 anos em Paris, na França. Ele sofreu um infarto enquanto tocava piano, segundo informou Sergio Fausto, sobrinho do autor, ao G1. Ruy era um dos principais teóricos do marxismo no Brasil, além de ser considerado um dos maiores intelectuais do país.

O filósofo era professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em filosofia pela Universidade Paris 1. Nascido em São Paulo, em 1935, ele é irmão do historiador Boris Fausto e do médico Nelson Fausto. 

Ruy publicou vários livros que discutem os rumos da política no Brasil, como "A esquerda difícil: Em torno do paradigma e do destino das revoluções do século XX e alguns outros temas" (Perspectiva, 2007) e "Outro dia: Intervenções, entrevistas, outros tempos" (Perspectiva, 2009).

Sua obra mais conhecia é "Sentido da dialética – Marx: Lógica e política" (Vozes, de 2015). Em 2017, publicou seu livro mais recente, Caminhos da esquerda: Elementos para uma reconstrução" (Companhia das Letras).

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas