Salvador confirma três novos casos de varíola dos macacos

Bahia já conta com 30 infectados, sendo 21 na capital

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2022 às 17:05

. Crédito: Shutterstock

Três novos casos de varíola dos macacos foram confirmados em Salvador nesta quinta-feira (18). A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Com as confirmações dos três infectados, a Bahia chega agora a 30 casos da doença. São 21 em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus; um em Cairu; um em Conceição do Jacuípe; um em Feira de Santana; um em Ilhéus; um em Juazeiro; um em Mutuípe e um em Xique-Xique.

Ainda segundo a secretaria, outras 191 pessoas estão com suspeita da doença na Bahia e aguardam análise laboratorial.

Veja como identificar a varíola do macaco Sintomas comuns - Nos primeiros dias de manifestação é comum ter dor de cabeça, dor abdominal e febre. Ao longo da contaminação, o cenário evolui para erupção cutânea.  

Duas etapas -  a Infectologista da SMS de Salvador, Adielma Nizarala, explica que os sintomas do vírus se dão em duas fases. Antes, ainda há um período de incubação de 6 a 13 dias, em média, podendo chegar a 21 dias sem sintomas. Após a encubação, começam a aparecer os sintomas virais, como febre, dor abdominal e dor de cabeça. Tosse e dor de garganta surgem com menos frequência. Depois de cinco dias da apresentação dos sintomas virais, começam as apresentações mais características da doença: é quando as erupções cutâneas sobressaem como manchas vermelhas e depois ganham sobrelevação, criando vesícula com líquido que pode romper ou secar e, por fim, desaparecer.

Cuidado com as bolhas - A médica Adielma Nizarala salienta que dentro das vesículas existe grande quantidade do vírus, por isso, é importante não ter contato pele a pele com a pessoa contaminada até a ferida sarar, para evitar a propagação da varíola.