Salvador deve iniciar vacinação para pessoas com 60 anos na sexta-feira (16)

salvador
14.04.2021, 23:56:23
Atualizado: 15.04.2021, 00:01:39
(Divulgação/GovBA)

Salvador deve iniciar vacinação para pessoas com 60 anos na sexta-feira (16)

Bahia tem previsão de receber, nesta quinta-feira, uma nova remessa de vacinas. 40 mil ficam na capital

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Com a estimativa de que 40 mil novas doses da Coronavac sejam entregues em Salvador nesta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde planeja retomar a imunização da primeira dose dos idosos com 61 anos ou mais no mesmo dia. A gestão deve anunciar a medida na manhã desta quinta. 

Com isso, a tendência é que a partir de sexta-feira (16), Salvador inicie a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais, encerrando o segundo grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde (pessoas de 60 a 74 anos).

Comorbidades

Com isso, a partir da próxima semana as pessoas com comorbidades ou doenças crônicas, de 18 a 59 anos e residentes em Salvador começam a ser imunizadas. Vai funcionar assim: quem é paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) já está cadastrado e precisará apenas aguardar as orientações sobre os locais e horários de vacinação que ainda serão divulgadas.

Já aqueles que têm comorbidades ou doenças crônicas, mas são pacientes da rede privada terão que aguardar, primiero, o médico fazer o cadastro deles no sistema para poder receber a vacina. A prefeitura criou um site (comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br) para que a equipe médica possa fazer o registro, e o acesso será com o mesmo login e senha que o profissional usa no Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb).

No primeiro acesso, o médico terá que preencher dados profissionais. Depois, ele vai pesquisar em qual situação o paciente se enquadra, registrar algumas informações sobre ele, e identificar qual o tipo de comorbidade ou doença crônica daquela pessoa.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas