Salvador Presente: nossos pontos de encontro

São eles: Campo da Pólvora, Campo da Graça, Fonte Nova e Barradão

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de março de 2011 às 08:32

- Atualizado há um ano

Redação CORREIO

Campo da Pólvora A ideia de criar uma Seleção Brasileira nasceu nos amistosos realizados em 1903 no Campo da Pólvora, onde hoje vem sendo construída uma estação do futuro metrô, defronte ao Fórum Ruy Barbosa. Foi ali que os baianos se reuniram para formar o primeiro time de brasileiros a enfrentar um combinado de ingleses e seus descendentes. Os primeiros espectadores, quando nem se dizia a palavra ‘torcida’, ficavam ao redor do campo, e vestiam-se a rigor, pois o futebol era feito para a elite.

Campo da Graça O estádio Artur Moraes, mais conhecido como Campo da Graça, foi inaugurado em 1920. Ali, a antiga assistência ensaiou seus primeiros gritos de incentivo aos times até que a expressão ‘torcida’ se consolidou como referência do público. O primeiro grande campeão foi o Ypiranga, sucedido pelo Bahia.

Fonte Nova  Inaugurada em 1951, e ampliada 20 anos depois, a Fonte Nova, ou Estádio Octávio Mangabeira, é uma referência nacional de torcida vibrante e presente. Ficou superlotado na semifinal da Copa União de 1988, quando 110 mil pagaram para ver Bahia 2x1 Flu do Rio, antes da conquista do título de bicampeão brasileiro.

Barradão  O estádio do Vitória, inaugurado em 1986, venceu a resistência dos que o consideram inseguro, e se firmou nacionalmente ao sediar a final da Copa do Brasil ano passado. Nesta partida histórica, o Vitória venceu o Santos por 2x1, mas como havia perdido o primeiro jogo por 2x0, o time paulista foi o campeão.