Salvador receberá congresso de Guias de Turismo em maio

Evento, que terá palestras e visitas em pontos turísticos, debaterá valorização das etnias brasileiras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2019 às 14:24

- Atualizado há um ano

Se tem um lugar que vem à mente quando se fala em turismo e valorização de etnia, é Salvador. A capital baiana, que recebeu 3,7 milhões de visitantes durante o Verão, tem como uma das suas grandes marcas a cultura do povo negro.

Para quem se interessa pelo tema, uma boa notícia. De 22 a 26 de maio acontecerá no Pestana Convento do Carmo, no bairro do Santo Antônio, a 39ª edição do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR). O tema principal do evento, que contará com palestras, mostras, citi tours e visitas técnicas, será “Guias de Turismo Valorizando Etnias Brasileiras”.

Para se inscrever no ocngresso, direcionado para estudantes e profissionais de turismo de uma maneira geral, basta acessar o site www.cbgtur2019.com.br. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail [email protected]. Para os participantes que não moram em Salvador, haverá desconto de 20% nas passagens compradas pela Latam, utilizando o código promocional E0EER. Haverá ainda 60% de desconto na locação de carros pela Unidas, com solicitação feita através de um hotsite.

O congresso é promovido pela Federação Nacional dos Guias de Turismo do Brasil (Fenagtur) e organizado pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia (Singtur-BA). No encontro, além da valorização de etnias, serão discutidos os temas “A Reforma Trabalhista pode Influenciar na Profissão do Guia de Turismo?” e “A Influência das Comunidades Afro Indígenas na Formação da Gastronomia Brasileira”.

Também acontecerão painéis temáticos para tratar do turismo de base comunitária, religioso de matriz africana ou religioso católico e do turismo de experiência, além de city tours que levarão os participantes aos principais pontos turísticos de Salvador. Também serão realizadas visitas a outros destinos turísticos baianos, como Ilhas dos Frades e Itaparica, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Mangue Seco.

Confira a programação de palestras, painéis e passeios:22 de maio - quarta-feira 8h às 17h – Credenciamento e Mostra de Turismo 9h às 11h – City Tour - Farol da Barra e Centro Histórico de Salvador - 3h 14h às 16h – City Tour - Farol da Barra e Centro Histórico de Salvador - 3h 20h - Cerimonial de Abertura e Coquetel23 de maio - quinta-feira 8h – Abertura da Mostra de Turismo 9h – Palestra – “Guia de Turismo Valorizando Etnias Brasileiras” 10h30 – Palestra – “A Influência das Comunidades Afro Indígenas na Formação da Gastronomia Brasileira” 13h30 – Palestra – “Paixão e Realidade Formam a Paisagem do Guia de Turismo” 15h30 – Palestra – “A Reforma Trabalhista pode Influenciar na Profissão do Guia de Turismo? O Papel do Guia de Turismo no Mercado de Trabalho” 16h30 – A Hora do Guia24 de maio - sexta-feira 8h – Abertura da Mostra de Turismo 9h – Palestra “Salvador Você Sente que é Diferente” – Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador 11h – Painéis: “Como Trabalhar com Turismo Religioso e de Experiência”

Painel 1: Turismo de Base Comunitária Painel 2: Turismo Religioso de Matrizes Africana Painel 3: Turismo Religioso Católico – PASTUR

13h45 – Continuidade dos painéis: “Como Trabalhar com Turismo Religioso e de Experiência”

Painel 1: Turismo de Base Comunitária Painel 2: Turismo Religioso de Matrizes Africana Painel 3: Turismo Religioso Católico – PASTUR

15h30 – Palestra – “Experiência, Conexão e Mídias Digitais para Conquistar Clientes” 16h30 – Apresentação – “Case de Sucesso” - Go On Aplicativo para a contratação do Guia de Turismo – CIMATEC x SECULT SSA x SINGTUR-BA25 de maio - sábado 7h – Visitas Técnicas

- Passeio Ilhas dos Frades e Itaparica; - Passeio Praia do Forte; - Passeio Morro de São Paulo; - Passeio Mangue Seco; - Turismo de Experiência em Salvador-BA26 de maio - domingo 7h - Visitas Técnicas

- Passeio Ilhas dos Frades e Itaparica; - Passeio Praia do Forte; - Turismo de Experiência em Salvador-Ba

20h – Cerimônia de Encerramento e Noite do Estado do Espírito Santo.