Salvador registra aumento de 340% nas notificações de dengue

Zica e chikungunya também tiveram aumentos expressivos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2019 às 20:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fiocruz/Divulgação

Salvador registrou um aumento considerável nas notificações por dengue, zika e chikungunya. O relatório com os números foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta terça-feira (15), e analisa os dados de janeiro a setembro deste ano em comparativo com 2018.

O maior aumento foi nas notificações de chikungunya: 1.059%. Este ano, foram 1.009 notificações, contra apenas 87 casos no ano passado. Em seguida, está o zika vírus, que pulou de 77 casos no ano passado para 489, registrando um aumento de 535%.

Ainda de acordo com a SMS, nos casos de dengue o aumento foi de 340%. Foram 1.353 casos de dengue em 2018 e 5.961 em 2019.

Na capital, o estado é considerado de alerta. Segundo o relatório da secretaria, a cada 100 casas ,três têm foco do mosquito. Além disso, Salvador registra algumas áreas onde o índice de infestação predial chega a ser três vezes maior do que a média registrada para a cidade.

Recomendações O Ministério da Saúde aconselha que, durante o período de seca, a população mantenha ações de prevenção, como verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa. Outra recomendação é lavar semanalmente, com água e sabão, recipientes como vasilhas de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Não deixar que se formem pilhas de lixo ou entulho em locais abertos, como quintais, praças e terrenos baldios é outro ponto importante. Outro hábito que pode fazer diferença é a limpeza regular das calhas, com a devida remoção de folhas que podem se acumular durante o inverno.

Principais sintomas e complicações de cada doençaDengue Das três arboviroses, ela é a mais conhecida e antiga no Brasil. Os sintomas são febre alta, que geralmente dura de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos no nariz e gengivas, dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Ao surgirem os sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico. Geralmente, as recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. 

Chikungunya  De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros casos da doença no Brasil apareceram em setembro de 2014 em Oiapoque, no Amapá. O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, causa também febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Segundo o MS, as mortes são raras e cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Para tratar é preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.

Zika  Pacientes com essa doença apresentam febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias, mas vale ressaltar que ela relaciona-se com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia. O paciente infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite. Assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviam os sintomas e que não contenham AAS.

Ações para acabar com os focos do mosquito Aedes: 1 – Mantenha bem tampados caixas, tonéis e barris de água. 2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. 3 – Não jogue lixo em terrenos baldios. 4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo. 5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas. 6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda. 7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva. 8 – Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água. 9 – Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana. 10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência. 11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e 'cloradas'. 12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.