Assine

São Paulo tem primeira morte por sarampo confirmada desde 1997


 

Homem de 42 anos morreu na capital paulista no último dia 17

  • Da Redação

Publicado em 28/08/2019 às 14:21:00
Atualizado em 20/04/2023 às 05:01:07
. Crédito: Ag. Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (28) a primeira morte por sarampo no estado e na capital paulista. A vítima foi um homem de 42 anos que não tem registros de vacinação, de acordo com a Globo. Segundo a secretaria, é a primeira morte no estado desde 1997.

Ele foi internado com suspeita de sarampo e posteriormente os sintomas foram se agravando por conta de doenças preexistentes. O homem não possuía o baço, órgão do sistema linfático responsável por produzir e armazenar células de defesa do corpo. Ele morreu no último dia 17 e exames laboratoriais foram feitos para confirmar que o sarampo foi a causa. Ações de bloqueio já foram feitas nas áreas em que a vítima convivia, mas a secretaria não divulgou onde ele morava nem o hospital em que foi atendido.

As ações de bloqueio acontecem quando pessoas da região do paciente infectado são vacinadas. Foram feitas mais de 7 mil, segundo a secretaria.

A vítima estava fora do público-alvo da campanha de vacinação, com idades de 15 a 29 anos, mas qualquer pessoa pode procurar um posto para se vacinar. 

Até agora, há 2.457 casos confirmados de sarampo no estado de São Paulo. Esse ano, a Bahia teve apenas um caso confirmado de sarampo - de uma garota de 12 anos que contraiu a doença em uma viagem para a Espanha. Moradora de Salvador, ela viajou em 21 de junho e começou a apresentar sintomas em 1º de julho, ainda fora do país. Ela voltou para casa no dia 4 de julho já doente.

O sarampo pode ser evitado com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Ela integra o PNI e é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

Calendário de vacinaçãoCriança com 1 ano: deve tomar a 1ª dose regular (se tiver vacinado em bloqueio ou campanha deve observar intervalo de um mês); Criança de 15 meses: deve tomar a 2ª dose regular; Criança de 1 a 4 anos: atualizar a caderneta de vacinação; População de 1 ano a 29 anos: deve ter tomado duas doses de vacina; Adulto de 30 a 59 anos: deve ter tomado uma dose.