Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

salvador
23.06.2021, 16:01:00
Atualizado: 23.06.2021, 16:02:35
(Foto: Max Haack/Secom PMS)

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

Entre outras coisas, a verba foi aplicada na pintura geral, revisão da instalação elétrica e de ar e requalificação do telhado no complexo central do Samu

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e de pacientes suspeitos de covid-19. Para incentivar os trabalhadores da linha de frente de combate ao vírus, a Secretaria Municipal da Saúde investiu meio milhão de reais em infraestrutura só neste ano.  

A verba foi aplicada na pintura geral, revisão da instalação elétrica e de ar, bem como requalificação do telhado no complexo central do Samu localizado no bairro do Pau Miúdo, além de melhorias das bases descentralizadas do serviço. O aporte financeiro também garantiu que a estrutura para lavagem das ambulâncias se tornasse realidade para reforçar o critério sanitário e evitar contaminação de pacientes e trabalhadores. 

“Mesmo diante de uma situação de tanta complexidade, continuamos encarando essa pandemia com muita seriedade e compromisso. Essa é mais uma ação que adotamos em prol da população e dos profissionais que tem se dedicado ao enfrentamento, dessa que com certeza é a maior crise de saude pública vivida nos últimos 100 anos. Sabemos da importância de que as viaturas estejam em boas condições e funcionando a todo vapor, porque é o momento em que as pessoas estão mais precisando dessa locomoção para serem socorridas”, destaca Ivan Paiva, coordenador do Samu Salvador.

Para tornar a rotina dos profissionais mais fácil, a gestão implantou neste ano um novo sistema para otimizar os mais de 10 mil atendimentos mensais que necessitam de regulação e comunicação com as ambulâncias. “Essa ação se soma ao empenho de entregar espaços com tecnologia de ponta, com a contratação também de pessoas para operar o quadro e engajar mais esforços para a fluidez no trabalho”, diz Paiva. 

Em fase final, a ampliação do Centro de Material e Esterilização (CME) será entregue no próximo mês com equipamentos modernizados para assegurar a limpeza adequada dos objetos utilizados no socorro às vítimas.

Sistema SAMU Mais 
Com o objetivo de agilizar os atendimentos prestados pelo SAMU, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), implantou o sistema de operação SAMU Mais. 

Com a proposta de ser um avanço tecnológico para auxílio da operação do SAMU Salvador, o sistema foi implantado em fevereiro e vem em constante evolução de forma a prover a melhor ferramenta para tomada de decisão de forma efetiva e rápida.

A implantação de uma ferramenta personalizável se demonstrou muito eficaz, principalmente com as necessidades da pandemia, como permitir o trabalho remoto de modo, a rastreabilidade dos casos suspeitos e confirmados covid-19, identificação epidemiológica das regiões com maiores acionamentos por suspeita de infecção.

Além das novas funcionalidades desenvolvidas de forma continuada, o sistema garante a diminuição do tempo resposta utilizando dados para tomada de decisão rápida e a rastreabilidade de todos os passos do atendimento, identificando pontos a serem otimizados. O sistema também conta com tratamento de trotes que tanto dificultam a operação e a vida de quem necessita do serviço. Além de diminuir o tempo de respostas, o mecanismo facilita a emissão de relatórios de trabalho e a localização das ocorrências permitindo que o solicitante compartilhe sua localização de forma que a equipe de atendimento possa chegar de maneira mais rápida ao local.

Como o atendimento de emergência e tempo-dependente, um sistema de regulação mais eficiente garante maior agilidade e uma qualidade melhor na assistência à saúde dos pacientes. “O sistema já apresenta ótimos resultados, tornando o atendimento do SAMU mais ágil no envio de unidades móveis assim como no controle operacional da própria frota. Embora o SAMU Mais já esteja em operação estamos progressivamente testando e implantando novas melhorias e estratégias com fins de potencializar o serviço prestado a população soteropolitana”, explica Ivan Paiva - médico coordenador do SAMU.

Situações
O SAMU-192 realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após a chamada gratuita para 192.
Situações em que o SAMU 192 deve ser chamado:

  • Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • Em caso de intoxicação;
  • Em caso de queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em caso de tentativas de suicídio;
  • Em crises hipertensivas;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Em casos de afogamentos;
  • Em caso de choque elétrico;
  • Em acidentes com produtos perigosos;
  • Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Caso identificar uma destas situações, ligue 192. Este número é gratuito e não depende de cartão telefônico ou crédito no celular. É válido ressaltar que passar trote é considerado crime pelo código penal brasileiro e o infrator/a pode pegar de um a seis meses de detenção, além de condenação a pagamento de multas, podendo, ainda, ter as penalidades duplicadas em situações de calamidade pública, a exemplo de períodos de pandemia, como a do novo coronavírus.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas