Sebrae-BA oferece parceria para implementar educação empreendedora nas escolas

bahia
08.11.2019, 19:20:00
Atualizado: 10.11.2019, 12:52:59

Sebrae-BA oferece parceria para implementar educação empreendedora nas escolas

Secretarias municipais de Educação e escolas devem procurar unidade mais próxima

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Secretarias municipais de Educação e instituições de ensino interessadas em atuar com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), programa que desenvolve habilidades e comportamentos empreendedores nos estudantes, já podem procurar a agência do Sebrae mais próxima para negociar a parceria para 2020 e a realização da capacitação dos professores, que tem duração de 45 horas e pode ser dividida para o 1º e 2º ciclo do ensino fundamental.

Promovido pelo Sebrae, por meio do programa de Educação Empreendedora, o JEEP já envolveu mais de 80 mil alunos e 1.500 professores, 558 escolas públicas e particulares em 128 municípios desde o início do projeto, em 2014.

De acordo com Marcia Suede, gestora do programa de Educação Empreendedora para o ensino básico no Sebrae Bahia, o projeto busca, além de incentivar que jovens e adolescentes possam desenvolver o perfil empreendedor, contribuir para o desenvolvimento da região.

"O JEPP contribui para a construção de um novo perfil de estudante, pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e compromisso com a realidade local", conta.

Durante a execução do projeto nas escolas públicas e particulares, os professores são capacitados inicialmente para aplicar a metodologia durante os 1º e 2º ciclos do ensino fundamental.

No total, os alunos realizam nove cursos, que se iniciam no 1º ano e prossegue até o 9º ano do ensino fundamental. São mais de 230 horas de capacitação com temas relacionados à sustentabilidade, empreendedorismo social e novas ideias de negócios, culminando com eventos como feiras e mostras temáticas.

Malu Pedreira é aluna da Escola Pirlilim, que aplica o JEEP nos cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental I e percebe mudança no comportamento e aprendizado sobre educação financeira (Foto: Dario G. Neto/Divulgação)

Aprendizagem
Na busca da prática de aprendizagem que considere a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida, o projeto busca também seguir os pilares da educação propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

As informações completas sobre o programa podem ser obtidas pela Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800, ou por meio do site www.sebrae.com.br. Também pelo e-mail cidadeempreendedora@servico.sebraeba.com.br e telefone 71 3320-4416. O Sebrae Bahia está presente em 27 municípios em todas as regiões do estado.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais