Seis estão em briga direta contra Z4; veja as contas do Vitória

Apenas sete pontos separam 10º colocado do 19º, menor distância nos pontos corridos

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 14 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

O triunfo da Chapecoense sobre o Santos, na segunda-feira (12), derrubou o Leão para 18° lugar no Campeonato Brasileiro e embolou a parte de baixo da tabela da Série A.

A distância do 10º colocado Fluminense, com 41 pontos, para o vice-lanterna América-MG, com 34, é de sete pontos, a menor desde 2006, quando começou o atual formato de pontos corridos com 20 times.

No caso específico do Vitória, ele está a seis pontos do Fluminense – o que significa uma diferença "tirável" em duas rodadas. Faltam cinco para acabar a Série A.

Seis times estão numa briga ainda mais direta contra a degola, a partir do 14º até o vice-lanterna: Ceará, Vasco, Sport, Chapecoense, Vitória e América. A diferença entre eles é de quatro pontos.

Graças a isso, o Vitória pode sair do Z4 com uma combinação simples de resultados, que é vencer o Sport e torcer por um dos três resultados a seguir: derrota nesta quarta-feira do Ceará para o Bahia (fora de casa), do Vasco para o Atlético-PR (em casa) ou ainda por empate ou derrota da Chapecoense na quinta-feira para o Botafogo (em casa).

O problema para o Leão é que a Chape alcançou uma pontuação muito alta para um 17º colocado. Só em 2007 isso aconteceu, quando o Corinthians, 17º, somou 41 pontos em 33 rodadas.

Isso indica que a linha de corte do rebaixamento este ano deve ser mais alta, de 44 pontos - no ano passado, o Vitória escapou com 43, porém o Coritiba caiu com a mesma pontuação. Para alcançar esse número, o rubro-negro precisaria de mais nove pontos nos cinco jogos finais - um aproveitamento de 60%, equivalente ao do Flamengo, terceiro colocado.

Para tanto, o Leão terá que pontuar como visitante. Dos cinco jogos restantes, só dois serão no Barradão, ou seja, seis pontos em disputa.

Confira a situação de cada time:

Ceará | 14º | 38 pontos

Melhor posicionado entre os que brigam contra a degola, o Vozão tem a tabela em tese mais tranquila, já que enfrenta três integrantes da parte baixa da tabela nas rodadas finais e nenhum do G6. O alvinegro tem a 7ª melhor campanha do returno da Série A.

Bahia    x    Ceará Fluminense    x    Ceará Ceará    x    Paraná Atlético-PR    x    Ceará Ceará    x    Vasco

Vasco | 15º | 38 pontos

O cruzmaltino tem a vantagem de jogar três dos últimos cinco duelos em casa. O problema é que ele pega o Palmeiras na penúltima rodada – quando o alviverde, se mantiver a diferença para o 2º colocado, de cinco pontos, pode ser sagrado campeão.

Vasco    x    Atlético-PR Corinthians    x    Vasco Vasco    x    São Paulo Vasco    x    Palmeiras Ceará    x    Vasco

Sport | 16º | 37 pontos

O Leão da Ilha vive a melhor fase entre os seis que brigam contra o rebaixamento, invicto há quatro jogos, com três triunfos e um empate. Ainda pega dois adversários diretos - primeiro o Vitória e depois a Chapecoense - e dois times do G6, Flamengo e São Paulo.

Sport    x    Vitória Sport    x    Flamengo Chapecoense    x    Sport São Paulo    x    Sport Sport    x    Santos

Chapecoense | 17º | 37 pontos

A Chape surpreendeu ao vencer o Santos fora de casa e deixou a penúltima colocação. Agora no topo do Z4, tem a vantagem de jogar três na Arena Condá, onde conquistou oito das suas nove vitórias no campeonato e só perdeu três partidas.

Chapecoense    x    Botafogo Grêmio    x    Chapecoense Chapecoense    x    Sport Corinthians    x    Chapecoense Chapecoense    x    São Paulo

Vitória | 18º | 35 pontos

O Leão, sem vencer há quatro jogos (segunda maior sequência entre os seis rebaixáveis) tem uma sequência final difícil: pega Cruzeiro fora, Grêmio no Barradão e o Palmeiras na rodada final no Allianz Parque. Precisa de nove pontos para escapar.

Sport    x    Vitória Vitória    x    Atlético-PR Cruzeiro    x    Vitória Vitória    x    Grêmio Palmeiras    x    Vitória

América-MG | 19º | 34 pontos

O Coelho tem a pior sequência da Série A, sem vencer há dez partidas, com cinco derrotas. No desespero, trocou Adilson Batista pelo técnico Givanildo Oliveira no domingo (11). Ainda pega os líderes Palmeiras e Inter fora de casa na reta final, além de só ter dois jogos em casa.

Internacional    x    América-MG América-MG    x    Santos Palmeiras    x    América-MG América-MG    x    Bahia Fluminense    x    América-MG