Seis pessoas ficam feridas em tentativa de roubo a carro-forte em mercado do Cabula

salvador
11.02.2019, 18:23:00
Atualizado: 13.02.2019, 15:29:35

Seis pessoas ficam feridas em tentativa de roubo a carro-forte em mercado do Cabula

Houve troca de tiros entre bandidos e vigilantes

Uma tentativa de roubo a um carro-forte no estacionamento do supermercado G Barbosa, na Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula, em Salvador, terminou com pelo menos seis pessoas feridas. 

De acordo com informações da Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 15h30 desta segunda-feira (11), quando homens armados tentaram roubar o malote de dinheiro, da transportadora de valores Preserv, que abasteceria uma casa lotérica.

A tentativa aconteceu no percurso dos vigilantes até o veículo blindado. Ao perceber a ação, os profissionais reagiram e começou uma troca de tiros, que acabou com três clientes feridos e um dos bandidos baleados. Além deles, outras duas pessoas que estavam no mercado ficaram machucadas por estilhaços de bala. Todos foram socorridos para o Hospital Roberto Santos (HRS)

De acordo com o boletim registrado no posto policial civil da unidade de saúde, eles foram identificados como Marcos Antônio dos Santos, 37 anos, baleado duas vezes em uma das pernas; Bárbara Rejane Pinheiro Amaral, 40, que ficou ferida na coxa direita; Maria Delfina de Jesus Cerqueira, 42, machucada por estilhaços no pé; além do vigilante Sidnei Quintino Santos, 40, que reagiu à ação, e foi baleado na perna esquerda. 

Pouco depois, a dona de casa Silvanira da Paixão Reis, 44, também chegou à unidade de saúde para receber atendimento. Ela estava com o marido na fila da casa lotérica, por volta de 14h, quando o assalto foi anunciado pelos bandidos. Hipertensa, Silvanira passou mal e precisou receber atendimento médico.

Esposo da dona de casa, o servidor público Antônio dos Santos, 57, também ficou machucado. Ele tinha um ferimento na barriga, que acredita ter sido causado por estilhaços dos tiros, mas não quis receber atendimento. Do lado de fora da unidade de saúde, aguardava a esposa receber alta.

"Ela está consciente, graças a Deus, foi só um susto. Uma correria muito grande, mas mantive o controle", contou ao CORREIO.  

Todos seguem internados. O estado de saúde não foi divulgado.

Em nota, a Polícia Civil informou que um bandido também se feriu na ação, mas conseguiu fugir com os comparsas. Eles roubaram a arma de um dos vigilantes. Não há registro de entrada do assaltante baleado em unidades de saúde da cidade, até o momento. Não há informações sobre a quantidade de envolvidos na tentativa de roubo.

Por meio da assessoria, a Polícia Civil afirmou que não houve reféns. Ninguém foi preso. Equipes dos departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) realizam buscas na região.

No sábado (9), um outro supermercado foi alvo de bandidos. Uma tentativa de assalto no Extra da Paralela deixou um baleado. O estabelecimento disse que o caso foi uma "briga de clientes".

Líder em ataques
A Bahia foi a campeã de ataques a carros-fortes em 2018. O dado é de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp) e aponta que, das 116 investidas contra empresas de transportes de valores durante o ano, no Brasil, 18 ocorreram na Bahia.

O número é 80% superior ao registrado em 2017, quando 10 carros-fortes foram atacados em terras baianas, de um total de 109 em todo o país. O estudo da Contrasp não especifica, no entanto, quais municípios sofreram os ataques e nem em quantos deles o roubo foi consumado.

'Aproveitam oportunidades'
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV), Ruben Schechter, a Bahia teve uma redução nos casos ocorridos nas estradas. Apesar disso, a ABTV também coloca o estado como líder de ocorrências em 2018, com 18 casos, e na 4ª posição em 2017.

"Nós não especificamos os locais onde ocorrem esses crimes porque isso facilita ainda mais a ação desses bandidos. Mas, nós observamos que esses casos ocorridos em cidades como Salvador, por exemplo, podemos chamar de ação oportunista de criminosos", disse Ruben Schechter.

Segundo Ruben, os bandidos predispõem e investem em armamento de grosso calibre, em geral, utilizado pelos seguranças - como fuzis e metralhadoras -, observam horários de abastecimentos dos veículos a mercados e casas lotéricas, até que possam agir.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/processo-volta-a-andar-apos-1-ano-e-dancarino-da-new-hit-pode-ser-preso/
Acusado não recorreu de última decisão: 'Processo acabou para ele', diz advogado de vítimas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/passageiro-reage-a-assalto-e-mata-suspeito-dentro-de-brt-do-recife-pe/
Motorista tentou socorrer o assaltante, mas não obteve sucesso
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maisa-e-o-alvo-de-marcelo-tas-no-provocacoes-desta-terca-feira-16/
Ela responde a perguntas sobre temas mais complicados, como as polêmicas com seu patrão, Silvio Santos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronel-joao-sa-pelo-menos-190-casas-serao-demolidas-apos-rompimento-de-barragem/
As residências estão no leito do rio e foram condenadas pelo Ministério de Minas e Energia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ministerio-publico-fara-pericia-em-barragens-de-pedro-alexandre-e-coronel-joao-sa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cadeirante-pega-ponga-em-busu-perde-o-controle-e-cai-em-avenida-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/padre-marcelo-rossi-sobre-empurrao-fui-salvo-foi-um-milagre/
Sacerdote foi agredido enquanto presidia uma missa no último domingo (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravado-em-salvador-dvd-de-luan-santana-sera-lancado-no-globoplay/
Álbum estará disponível na integra no dia 23 de agosto
Ler Mais