SAÚDE

Salvador terá uma UPA das Crianças e a inauguração será em julho

Estrutura fica nos Barris e terá consultórios de pediatria e salas para exames

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 13 de maio de 2024 às 13:28

Hoje adultos e crianças esperam juntos  Crédito: Paula Fróes/ CORREIO

Está sendo construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para crianças nos Barris, em Salvador. A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos (PDT), explicou que o objetivo é oferecer atendimento especializado, com recepção e consultórios separados do público adulto. A decisão foi tomada porque muitas vezes esse público buscava atendimento após levar tiros ou facadas, e esperava por atendimento junto com as crianças. A nova UPA terá de seis a oito consultórios de pediatria e salas de exames.

"Hoje, por conta do fácil acesso, as pessoas vão até a UPA dos Barris pelos mais diversos motivos. Quem levou um tiro ou uma facada vai até o local e espera por atendimento junto com as crianças, o que é assustador para elas. Estamos construindo uma nova recepção, uma estrutura separada e mais consultórios. Vamos entregar essa UPA antes de entregar o Hospital da Criança", afirmou Ana Paula.

A UPA das crianças está prevista para ser entregue em julho. Já o Hospital da Criança está em processo de construção no prédio onde funcionava o antigo Hospital Salvador, na Federação, e a expectativa é que a inauguração ocorra até o final de 2024. O local terá também uma maternidade e uma UPA. Ana Paula comentou sobre o caso durante a entrega de uma unidade de saúde na Liberdade, nesta segunda-feira (13).