Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Lula encaminha projeto para criar Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil

Presidente estará em Salvador nesta quarta-feira (2)

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 1 de julho de 2025 às 19:28

Lula mostra
Lula assina projeto para criar Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil Crédito: Reprodução/ rede social X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou nesta terça-feira (1º) um projeto de Lei ao Congresso Nacional para tornar a data de 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, dia de festa na Bahia, o presidente estará em Salvador

"É verdade que Dom Pedro fez o grito da independência, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente", disse ele, em vídeo publicado na rede social X.

Lula comenta ainda que isso não é conhecido da história, "porque não está nos livros didáticos brasileiros". Mais cedo, procurado pelo CORREIO, o Ministério da Educação (MEC) informou que não há impedimento para a inclusão do "2 de Julho - marco histórico da Independência do Brasil na Bahia” nos editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

A pasta informou também que "a solicitação foi repassada à equipe técnica responsável pelo processo da avaliação pedagógica do PNLD no âmbito do MEC, que avaliará a possibilidade de incluí-la nos próximos editais ainda em elaboração".

"A aprovação desse projeto de lei e a promulgação vão mostrar ao Brasil inteiro que, além de Dom Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa independência", finalizou Lula.