Sem biometria, Justiça Eleitoral só terá atendimento segunda-feira (5)

Não há definição de como fica a situação de quem não fez a biometria

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 07:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo Correio

Após a maratona do recadastramento biométrico dos últimos dias, a Justiça Eleitoral em Salvador e outros 50 municípios estarão com atendimento suspenso nestas quinta (1) e sexta-feira (2).O atendimento só será retomado na segunda-feira (5). 

A interrupção dos serviços ocorre logo após a conclusão do trabalho de revisão eleitoral, que biometrizou, até essa quarta-feira (31), mais de 3,6 milhões de eleitores pertencentes a essas cidades. O próximo passo, conforme o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), será a homologação do processo, prevista para ocorrer em sessão da Corte Eleitoral baiana ainda este mês.  

A partir da segunda-feira (5) até o próximo dia 28 de fevereiro, cartórios eleitorais das 51 cidades que encerraram a revisão biométrica retomarão funcionamento parcial, devendo apenas emitir certidões de quitação eleitoral e circunstanciadas, segundo o TRE. 

Segundo o TRE o funcionamento dos cartórios da capital deverá ser normalizado a partir de 1º de março, para alistamento eleitoral (emissão de primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, atualização dos dados e demais ações. Já as zonas eleitorais do interior poderão retomar o atendimento normal em período anterior, a critério do juiz eleitoral, desde que seja garantido o cumprimento dos prazos processuais relativos à biometria.

Os eleitores que terão seus títulos cancelados, por terem deixado de atender à convocação do TRE, deverão aguardar a publicação dos procedimentos para regularização do título, o que deve ocorrer logo após a decisão da Corte. Não há data divulgada para esse anúncio. 

Atendimento nas prefeituras-bairro  Em Salvador somente nas nove unidades das prefeituras-bairro 258.379 mil eleitores foram biometrizados entre os meses de maio de 2017 e janeiro de 2018. Do total registrado, 46.358 atendimentos foram realizados pela unidade do Subúrbio e Ilhas; seguida da de Pau da Lima, com 36.449; Barra/Pituba, com 26.096; Cajazeiras, com 24.859; e Cabula/Tancredo Neves, com 23.460. 

De forma a atender melhor aos soteropolitanos insulares, postos foram implantados ainda nas ilhas de Bom Jesus dos Passos e de Maré, registrando 1.373 e 1.943 atendimentos no período, respectivamente. Já o posto avançado instalado no Bahia Outlet Center, no bairro do Uruguai, contabilizou 21.724 pessoas atendidas.