Seminário virtual com especialistas do Brasil e França debate turismo sustentável

Relatório com panorama do setor na Bahia, Ceará e Pernambuco será apresentado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2021 às 15:57

- Atualizado há um ano

Um seminário virtual acontece de 5 a 7 de maio para discutir turismo sustentável, contando com especialistas do Brasil e da França. A realização é da Embaixada da França no Brasil, do Consulado da França em Recife, e das Alianças Francesas de Salvador, Recife e Fortaleza. O evento vai acontecer pela plataforma Zoom e as inscrições são gratuitas (veja mais abaixo).

O objetivo do evento é discutir soluções para a retomada pós-pandemia das atividades do trade turístico regional, nacional e internacional, estimulando uma necessária dinâmica de troca de experiências. A programação foi definida com base nos resultados de uma pesquisa que traçou um panorama do segmento dos setores do Turismo e da Cultura nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. “Esses três dias de mobilização ajudarão a analisar e superar os desafios atuais e co-construir soluções para a crise mundial que enfrentamos”, avalia Mamadou Gaye, diretor da Aliança Francesa da Bahia. 

Com a participação de representantes de organizações dos setores do Turismo e da Cultura do Brasil e França, o ciclo de palestras virtuais abordará temas como: "Para um turismo mais respeitoso ao meio ambiente e às populações locais", "Como o turismo pode valorizar a cultura nas dimensões simbólicas e financeiras", "Preparar os profissionais para as novas evoluções do setor do turismo - Formação contínua e inicial", além de cases do segmento nos dois países. 

“O evento não terá um formato vertical. A programação foi pensada para ser dinâmica e atrativa. O espaço para trocas será garantido aos participantes”, destaca Gaye, detalhando que, para cada 20 minutos de fala dos palestrantes, outros 30 serão dedicados à interação com o público. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 19 de abril, no site: projetoturismosustentavel.com.br. Participantes nos três dias de evento terão direito a certificado. 

Pesquisa Na região que ostenta grandes acervos do Patrimônio Histórico, manifestações populares e belezas naturais, o Turismo Cultural foi o mais afetado pela pandemia no Nordeste brasileiro. O indicador foi obtido a partir de pesquisa realizada entre os meses de julho a dezembro de 2020, junto a representantes de organizações dos setores do Turismo e da Cultura nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. Realizado pela Embaixada da França no Brasil, o Consulado da França em Recife, as Alianças Francesas de Salvador, Recife e Fortaleza e o Grupo de Pesquisa Logos Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, o levantamento buscou compreender os impactos da crise e como os profissionais das áreas de cultura e turismo estão implementando soluções e criando perspectivas de enfrentamento à situação atual. 

No relatório, 81,48% dos participantes avaliam que o segmento cultural experimentou maiores prejuízos, seguido pelo Turismo de Experiência (57,61%) e o Turismo Religioso com 53,9% das respostas em uma questão de múltipla escolha. No período de aplicação da pesquisa, a maioria dos atores do trade acreditava que a retomada do setor seria efetivada ao longo de 2021 (53,7%), sendo a articulação entre o poder público governamental, iniciativa privada e organização da sociedade civil fundamental para definir as diretrizes e estratégias de aquecimento do setor. 

A amostra da pesquisa foi de 264 respondentes, sendo esta constituída por representantes de organizações dos setores do Turismo e da Cultura. O levantamento contou com uma etapa quantitativa (aplicação de questionários) e também qualitativa, com a realização de nove grupos focais (três para cada Estado), com a participação de representantes de organizações da sociedade civil, governo e empresas.

Serviço: O quê? Turismo Sustentável, os Encontros Franco-brasileiros: umas das respostas à crise provocada pelo COVID-19. Quem? Realizado pelo Consulado Geral da França para o Nordeste e Alianças Francesas do Ceará, Pernambuco e Bahia.  Quando? Dias 5, 6 e 7 de maio, das 9h às 13h15, no Brasil, e 14h às 18h15, na França. Como? Evento em formato webinar, na plataforma Zoom. As inscrições serão abertas no dia 19 de abril, no site: http://projetoturismosustentavel.com.br/ Quanto? Gratuito