Senac lança programa para orientar retomada de lojas e boutiques

bahia
03.08.2020, 15:30:00
Atualizado: 03.08.2020, 15:30:26
(Foto: Shutterstock/reprodução)

Senac lança programa para orientar retomada de lojas e boutiques

Mentoria é gratuita e dá orientações sobre protocolos de saúde necessários para a retomada do comércio

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

De olho na reabertura do comércio e ciente de que novas medidas de capacitação de empresários e funcionários precisam ser tomadas para garantir a segurança de todos os envolvidos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançou uma mentoria online, voltada principalmente para lojas de rua e boutiques.

Diretora Regional do Senac na Bahia, Marina Almeida diz que esse público demanda um maior carinho porque não têm outros lugares para receber esse tipo de serviço, que é oferecido gratuitamente pelo Senac.

"Os shoppings contraram mentorias próprias e têm suas equipes de orientação para dar esse suporte. Mas há empreendimentos que não contam com a mesma ajuda", disse Marina Almeida.

As empresas interessadas terão acesso a vídeos instrucionais com protocolos sanitários e trazem explicações acerca de temas como distancimaneto social, paramentação e desparamentação, higiene pessoal, sanitização de ambientes, premissa para comunicação efetiva e monitoramento das atividades.

Além da mentoria dos protocolos, o Senac também disponibiliza cursos gratuitos de E-commerce, o comércio virtual. Todas as mentorias são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site www.ba.senac.br/atendimentocorporativo.

Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta afirmou que enxerga com bons olhos a iniciativa. O dirigente afirma que a busca dos empresários no momento é de encontrar sustentabilidade para o retorno das atividades econômicas em Salvador e na Bahia. 

Para que isso aconteça, Paulo Motta enxerga que a capacitação é um fator crucial.

Além disso, o presidente do Sindilojas também afirmou o comércio passará por mudanças neste ano e destacou que está praticamente descartada a possibilidade de fazer contratações temporárias no final do ano, como é de costume quando a demnada no comércio aumenta de forma substancial.

"Primeiro temos que buscar oportunidades para aqueles que perderam os empregos neste momento de dificuldade e isso não vai acontecer de uma hora pra outra. Temos uma certa confiança de que no último trimestre, entre novembro e dezembro [consiga recuperar os empregos perdidos]", avalia.

As mentorias do Senac são válidas para todo o Nordeste e Espírito Santo. As empresas devem procurar o setor regional do órgão para buscar orientações.

De acordo com Marina Almeida, os empresários não devem se assustar porque todas as medidas ensinadas na mentoria "têm valor baixo e não demandam um alto investimento". Entre as ações, está a higienização constantes das mãos e arrumação correta de peças de mostruário para evitar que acumulem partículas contaminadas pelas Covid-19.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas