Senac lança programa para orientar retomada de lojas e boutiques

Mentoria é gratuita e dá orientações sobre protocolos de saúde necessários para a retomada do comércio

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 15:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/reprodução

De olho na reabertura do comércio e ciente de que novas medidas de capacitação de empresários e funcionários precisam ser tomadas para garantir a segurança de todos os envolvidos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançou uma mentoria online, voltada principalmente para lojas de rua e boutiques.

Diretora Regional do Senac na Bahia, Marina Almeida diz que esse público demanda um maior carinho porque não têm outros lugares para receber esse tipo de serviço, que é oferecido gratuitamente pelo Senac.

"Os shoppings contraram mentorias próprias e têm suas equipes de orientação para dar esse suporte. Mas há empreendimentos que não contam com a mesma ajuda", disse Marina Almeida.

As empresas interessadas terão acesso a vídeos instrucionais com protocolos sanitários e trazem explicações acerca de temas como distancimaneto social, paramentação e desparamentação, higiene pessoal, sanitização de ambientes, premissa para comunicação efetiva e monitoramento das atividades.

Além da mentoria dos protocolos, o Senac também disponibiliza cursos gratuitos de E-commerce, o comércio virtual. Todas as mentorias são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site www.ba.senac.br/atendimentocorporativo.

Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta afirmou que enxerga com bons olhos a iniciativa. O dirigente afirma que a busca dos empresários no momento é de encontrar sustentabilidade para o retorno das atividades econômicas em Salvador e na Bahia. 

Para que isso aconteça, Paulo Motta enxerga que a capacitação é um fator crucial.

Além disso, o presidente do Sindilojas também afirmou o comércio passará por mudanças neste ano e destacou que está praticamente descartada a possibilidade de fazer contratações temporárias no final do ano, como é de costume quando a demnada no comércio aumenta de forma substancial.

"Primeiro temos que buscar oportunidades para aqueles que perderam os empregos neste momento de dificuldade e isso não vai acontecer de uma hora pra outra. Temos uma certa confiança de que no último trimestre, entre novembro e dezembro [consiga recuperar os empregos perdidos]", avalia.

As mentorias do Senac são válidas para todo o Nordeste e Espírito Santo. As empresas devem procurar o setor regional do órgão para buscar orientações.

De acordo com Marina Almeida, os empresários não devem se assustar porque todas as medidas ensinadas na mentoria "têm valor baixo e não demandam um alto investimento". Entre as ações, está a higienização constantes das mãos e arrumação correta de peças de mostruário para evitar que acumulem partículas contaminadas pelas Covid-19.