Senado aprova empréstimos de 192,5 milhões de dólares para Salvador

Operações de crédito serão destinadas aos projetos do Novo Mané Dendê e Salvador Social

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2018 às 13:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

O Senado Federal aprovou dois pedidos de contratação de crédito externo para Salvador. Ao todo, os financiamentos somam US$ 192,5 milhões para projetos de desenvolvimento para a cidade – parte para o Salvador Nacional, através do Banco Mundial (Bird), e parte para o Novo Mané Dendê, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

A novidade foi comemorada pelo prefeito ACM Neto, nesta quinta-feira (24). “Isso só foi possível porque Salvador fez seu dever de casa e está com suas contas em dia. São recursos que irão ser injetados em ações sociais na cidade, priorizando as regiões mais carentes, em projetos estratégicos", afirmou o prefeito. 

No caso do projeto Salvador Social o empréstimo aprovado foi de US$125 milhões com o Bird. Esse valor deve ser aplicado em melhorias na eficiência do sistema de saúde, na qualidade da educação e na proteção social. De acordo com a prefeitura, ao lado de quatro anos, projeto vai promover um salto de qualidade destes serviços públicos para três milhões de pessoas de baixa renda que vivem na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O Salvador Social prevê um conjunto de iniciativas e metas agrupadas e integradas para saúde, educação e a assistência social, áreas temáticas do Planejamento Estratégico municipal. Esse novo projeto está alinhado ao Plano Plurianual para 2018-2021, que busca a melhoria da qualidade dos serviços sociais, especialmente para a primeira infância e ensino fundamental, no uso dos serviços de saúde básicos e na maior cobertura dos programas de assistência social.

Já o Novo Mané Dendê terá um empréstimo de $ 67,5 milhões firmado com o BID. Esse será o maior investimento público da história da cidade na área do Subúrbio Ferroviário. A prefeitura estima que, ao todo, serão beneficiados 80 mil moradores dos bairros de Santa Terezinha, Plataforma-Ilha Amarela, Itacaranha e Rio Sena. 

O projeto inclui obras de infraestrutura, drenagem, saneamento e habitação, que visam a sustentabilidade social, econômica, urbana e ambiental da região. O Novo Mané Dendê faz parte da primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, e consiste na aplicação de melhorias ao longo do curso principal do Rio Mané Dendê.

A bacia do Rio Mané Dendê atravessa quatro bairros do Subúrbio e deságua na cachoeira de Oxum e Nanã, no Parque São Bartolomeu, lugar de tradição e culto das religiões afro-brasileiras.  Hoje vivem na área de intervenção direta do projeto 34 mil famílias, em moradias precárias, perto de esgoto e de doenças, em terreno acidentado, com riscos de inundações e deslizamento de encostas. O rio será saneado, preservado e a área urbanizada. Serão construídas novas residências, escolas, posto de saúde, praças, parques e criadas condições para geração de oportunidades de emprego e renda.

“A aprovação desses dois projetos de financiamento é a melhor comprovação do êxito obtido pela gestão do prefeito ACM Neto ao longo desses cinco anos na condução e manutenção do equilíbrio fiscal do município”, disse o secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carreira.