Senna no Salão do Automóvel

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 6 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O McLaren Senna atinge velocidade máxima de 340 km/h e acelera de 0 a 200 km/h em apenas 6,8 segundos (Foto: Divulgação) Entre 8 e 18 de novembro, São Paulo irá sediar a maior mostra automotiva da América Latina e um dos carros mais esperados dos últimos anos estará lá, o McLaren Senna. A fabricante britânica filosofa ao descrever o modelo: “criado para definir um novo padrão entre os esportivos que nascem das pistas e por ter sido completamente inspirado no comportamento diferenciado e competitivo do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna”. O esportivo, capaz de chegar aos 340 km/h, tem um motor V8 biturbo, de 4 litros, com 800 cv de potência máxima (a maior entre todos os modelos de rua da marca) e 81,5 kgfm de torque. Além do exclusivo esportivo, o público poderá ver de perto o carro de corrida de Fórmula 1 MP4/5 número 27 que o piloto Ayrton Senna ganhou numa aposta com Ron Dennis, então diretor da equipe McLaren, após vencer o GP de Monza de 1990.

MAIS SEGURO O Ford Ka, fabricado em Camaçari, ganhou três estrelas com relação à proteção do ocupante adulto e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil em testes realizados pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP. Em 2017, o Ka conseguiu um  decepcionante resultado de zero estrela para o adulto, devido ao baixo rendimento do impacto lateral. Desta vez, os modelos produzidos desde 12 de junho ganharam reforços estruturais para a proteção dos impactos laterais no pilar B e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos. ELÉTRICO E AUTÔNOMO  A Renault apresentou na Europa o EZ-PRO, um protótipo de um veículo-robô para a logística urbana. Completamente elétrico, ele é composto por uma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada para uma grande diversidade de utilizações e formatos. Além de poder ser utilizado para realizar entregas, o veículo pode ser transformado em um truck food, por exemplo. Além de não poluir, o modelo conceitual se desloca de forma autônoma. O desenho foi concebido para minimizar o seu impacto visual e favorecer a sua integração na paisagem urbana. Ainda não há previsão de lançamento. FERRARI SUV Aos poucos, todas as marcas estão se rendendo aos utilitários esportivos. A Porsche já tem dois, a Bentley entrou recentemente para o segmento com o Bentayga e a sua rival Rolls-Royce fez o Cullinan. As italianas Alfa Romeo (Stelvio), Lamborghini (Urus) e Maserati (Levante) também. Finalmente, a Ferrari anunciou que já trabalha em um SUV, que se chamará Purosangue. A próxima da lista é a britânica a Aston Martin.

AUTOS NA QUARTA-FEIRA Por causa do feriado da próxima sexta-feira, dia 12, este suplemento será adiantado e publicado na quarta-feira, dia 10. Nesta edição, vamos apresentar a cobertura do Salão de Paris, que começou esta semana na capital francesa. Acompanhe os bastidores do caderno automotivo do CORREIO  pelo nosso Instagram: @garagemdoautos.

ANTES DE COMPRAR Está interessado em um seminovo? Antes de levar o veículo para sua garagem, faça todas as checagens mecânicas e de documentação. Mas se atente a um detalhe: veja se o automóvel passou por algum recall. Se sim, veja se o proprietário levou o carro para fazer os ajustes.