Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Shakira vai ser presa? Saiba por que MP da Espanha pediu 8 anos de prisão a cantora

Ministério Público de Barcelona pediu nesta sexta-feira (29) mais de oito anos de prisão para a cantora Shakira

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, JC
  • Rede Nordeste, JC

Publicado em 29 de julho de 2022 às 13:30

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Reprodução

O Ministério Público de Barcelona, na Espanha, pediu nesta sexta-feira (29) mais de oito anos de prisão e uma multa de cerca de 24 milhões de euros (cerca de R$ 125 milhões) para a cantora colombiana Shakira. Ela é acusada de fraudar 14,5 milhões de euros (cerca de R$ 76 milhões) do Tesouro espanhol entre 2012 e 2014.

O documento com a sentença foi apresentado pelo MP provincial de Barcelona depois que a cantora, que vive em Barcelona, rejeitou um acordo na quarta-feira (27) e disse que estava disposta a ir a julgamento. Ela se declara inocente.

Agora, o Tribunal de Barcelona deve decidir se vai abrir um julgamento oral para a artista de 45 anos, que poderia chegar a um acordo com o Ministério Público até o último momento.

Saiba por que Shakira pode ser presa O desentendimento entre as partes é, no entanto, quase total por enquanto. Em sua carta, o Ministério Público acusa Shakira de ter usado uma "estrutura corporativa" criada anos antes para evitar o pagamento de impostos na Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014, apesar de já residir no país por mais que os 183 dias por ano estipulado por lei.

Por isso, pede para a cantora penas de mais de oito anos de prisão e o pagamento de uma multa de quase 24 milhões de euros. A carta chegou dois dias depois que os advogados da cantora anunciaram que rejeitaram um acordo com o Ministério Público e que pretendiam ir a julgamento.

"Com a plena convicção de sua inocência (...) Shakira não aceita acordo com o Ministério Público e 'decide avançar' com o processo, disseram seus representantes jurídicos em nota em Barcelona, onde reside a cantora, que se mostrou confiante de que "a justiça vai provar que ela está certa".

Denunciando "uma total violação de seus direitos", Shakira afirmou em nota que "o Ministério Público tem insistido em recolher o dinheiro ganho em [suas] turnês internacionais e no 'The Voice'", o programa de televisão americano em que foi juíza, no período em que "ainda não era residente na Espanha".

Shakira tenta custódia dos filhos Neste momento, Shakira também está numa batalha para conseguir que o ex-companheiro Gerard Piqué autorize que os dois filhos, Milan e Sasha, se mudem para Miami, onde a cantora quer fixar residência.

Originalmente publicada no JC Online