Sisutec: confira onde estão as vagas na Bahia

educação
22.07.2014, 08:20:00
Atualizado: 22.07.2014, 08:28:49

Sisutec: confira onde estão as vagas na Bahia

Se você concluiu o ensino médio e fez o Enem ano passado, sem tirar zero na redação, fique ligado: as inscrições para os cursos do Sisutec começaram ontem. Saiba onde estão as mais de oito mil vagas distribuídas em 11 cidades baianas

O sonho da estudante Jessica Silva Oliveira, 23 anos, sempre foi ser engenheira civil. Ao sair do ensino médio, tentou o vestibular para o curso que realizaria seu desejo, mas não conseguiu a vaga. Sem querer adiar os estudos, ela resolveu tentar o curso de Edificações na Unifacs, por meio do Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Em abril, começou a cursar e, desde então, soma as vantagens de ter optado por essa modalidade.

Pelo Sisutec, Jessica entrou no curso de Edificações da Unifacs: atalho para área que deseja atuar no futuro (Foto: Marina Silva)

“É uma ótima oportunidade de continuar na área e de ter contato com o mercado de trabalho. E o curso me incentivou a continuar na área”, conta a estudante. Quem quiser uma oportunidade como essa deve aproveitar que as inscrições do Sisutec estão abertas até a próxima sexta-feira.  Na Bahia, são 8.178 vagas distribuídas em Salvador e outros 10 municípios.

Jessica acredita que uma das maiores vantagens de fazer um curso técnico é conseguir um espaço no mercado de trabalho em menos tempo e com mais facilidade. “A gente já pode estagiar desde o primeiro semestre, os professores apoiam e a gente pode conseguir uma vaga de maior qualidade até”, cogita.

O curso técnico tem duração de um ano e meio e Jessica já faz planos para a graduação. “Estou adquirindo conhecimentos para quando eu estiver fazendo o ensino superior e isso é muito bom”, comenta.

Para quem quer estudar em Salvador, são 4.368 oportunidades em oito instituições: Faculdade Maurício de Nassau, Unifacs, Ruy Barbosa, Centro de Tecnologia da Bahia (EEEMBA), Escola Bahiana de Ciência e Tecnologia, Faculdade da Cidade, Faculdade Delta e Universo.

O Sisutec dá acesso a cursos em instituições públicas, privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S). Além de Salvador, há vagas disponíveis também em Alagoinhas (350), Camaçari (200), Feira de Santana (1.150), Itaberaba (350), Itabuna (440), Jequié (160) Lauro de Freitas (340), Paripiranga (100), Teixeira de Freitas (670) e Vitória da Conquista (50).

Inscrições
Das ofertas, 85% das oportunidades são reservadas para estudantes oriundos da rede pública ou que foram bolsistas integrais da rede particular. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisutec (sisutec.mec.gov.br) e informar o número da inscrição e a senha usados no Enem de 2013.

No ato da inscrição, os candidatos podem optar por duas opções de cursos técnicos e, durante o período de inscrição, é possível alterar as opções. A seleção é feita com base no resultado do Enem do ano passado e, por isso, o candidato não pode ter tirado zero na prova de redação.

Quem recebe outro benefício do governo, como a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), não pode participar da seleção, exceto no caso de cancelamento da primeira matrícula.
É isso que o estudante Ivan Ferreira, 23, está tentando fazer. No início deste ano, ele conseguiu uma bolsa para cursar o tecnológico em Segurança do Trabalho usando uma bolsa do ProUni e, agora, quer desistir da vaga para tentar um curso técnico na mesma área.

“O curso tecnológico tem algumas restrições na área de Segurança do Trabalho. Além disso, o técnico é mais rápido, dura só dois anos, e o de tecnólogo (do Prouni), três anos”, justifica. Ivan diz que já solicitou o cancelamento da bolsa na universidade onde estuda, mas o processamento do pedido ainda não chegou ao Ministério da Educação (MEC). “Fiz o pedido no dia 4 de junho, a faculdade me deu um prazo de 15 dias para suspender a bolsa.  Já confirmei lá que está tudo certo, mas, mesmo assim, não consigo me inscrever”, reclama.

O receio do estudante é que não tenha tempo hábil para se candidatar no Sisutec. “As inscrições acabam na sexta e eu estou com medo de perder essa oportunidade”, diz.

Prazos
A relação dos aprovados na primeira chamada será divulgada no próximo dia 29. Para garantir a vaga, o candidato deve fazer a matrícula na instituição em que pretende estudar, nos dias 30 de julho e 1º de agosto. A segunda chamada está prevista para 5 de agosto, com matrícula no período de 6 a 8 do mesmo mês. As aulas estão previstas para começar entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

As primeiras notas de corte da seleção saem hoje, de acordo com as notas dos candidatos que já se inscreveram para participar da seleção. O número serve como base para o estudante saber se tem chance de garantir a vaga e, a partir daí, decidir se muda de curso ou de instituição.
O sistema também disponibiliza a classificação do candidato no site. De acordo com o MEC, as notas são atualizadas apenas uma vez por dia.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas