Sob protestos, Villas do Atlântico terá abrigo para médicos com coronavírus

bahia
28.03.2020, 16:58:17
Atualizado: 28.03.2020, 18:05:44
Conhecido por sua faixa litorânea, o loteamento Villas do Atlântico está mobilizado desde a última sexta (Divulgação/ Por Eduardo Coutinho)

Sob protestos, Villas do Atlântico terá abrigo para médicos com coronavírus

Moradores criticam decisão do governo de usar Hotel Malibu para quarentena

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O anúncio feito pelo governador Rui Costa pelas redes sociais, no início da noite dessa sexta-feira (27), deixou um grupo de moradores de Villas do Atlântico, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, em pânico. A perspectiva de ver o Hotel Malibu como um local de abrigo aos profissionais de saúde que tenham contraído a Covid-19 mobilizou os moradores, que passaram a protestar contra a decisão do poder público por, segundo eles, expor a comunidade.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores de Villas do Atlântico (Amova), a médica intensivista Janaína Ribeiro, a preocupação dos moradores não reside em preconceito ou falta de senso de colaboração, mas está pautada na completa ausência de precedente técnico para a decisão.

“Não se pode resolver um problema criando outro. O certo seria que esses profissionais fossem atendidos numa unidade de saúde equipada com todo o instrumental necessário para garantir o tratamento desses profissionais”, disse a médica. 

Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) salientou que, até segunda ordem, a decisão será mantida e que todas as medidas de segurança serão tomadas no sentido de proteger a comunidade.

Janaína Ribeiro, no entanto, argumentou que, na noite da sexta, a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho havia se comprometido a não permitir que o Hotel Malibu fosse usado com essa finalidade. A médica sugeriu ainda que o local mais indicado para esse fim seria o Hospital Metropolitano, que estaria preparado para atender os pacientes hospitalizados pela Covid-19.

“A medida do estado vai de encontro ainda com o Termo de Ajustamento de Conduta do Loteamento Villas do Atlântico, que normatiza o tipo de estabelecimento comercial que pode ser realizado na localidade, composta por uma população prioritariamente de risco, por ser mais idosa”, justificou a presidente da associação de moradores.

Em seu pronunciamento, Rui Costa afirmou que para cada servidor que eventualmente contraísse o vírus, o hotel serviria como uma a opção de 14 dias, evitando o risco de contaminação de sua família.

“Será opcional, mas é uma medida protetiva para as famílias dos servidores da saúde”, afirmou o governador. O Hotel Ibis, que seria utilizado para esta finalidade, não terá mais essa função.

Como instensivista, Janaína afirma que a decisão do governador não se baseia em nenhuma norma técnica e que uma medida como essa não pode tomar como base a pressão popular ou por critérios políticos. “O quartel general de combate à pandemia é o Ministério da Saúde”, falou. 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais