Sopro forte do mar

entre
09.06.2019, 06:00:00

Sopro forte do mar

Projetada por Teodoro Sampaio na década de 1920 como eixo central do loteamento Cidade Luz, a avenida Manoel Dias da Silva é uma das principais vias da Pituba

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Avenida Manoel Dias da Silva, 22 de maio de 1987, foto do Acervo Correio

Nas terras da antiga fazenda Pituba, adquiridas por Joventino Silva e Manoel Dias da Silva no início do século XX, foi traçado o loteamento Cidade Luz: quadras planejadas, ruas largas e espaço para moradias próximo do mar. No plano aprovado pela prefeitura em 1932, o eixo principal do loteamento, conhecido como Estrada da Pituba, foi denominado Avenida Manoel Dias da Silva.
Pituba, que em tupi significa brisa, sopro forte, até os anos 1970 ainda era um local de veraneio, distante do centro da cidade, e que nada lembra o hoje movimentado bairro da orla atlântica de Salvador.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas