Sou Verão encerra temporada de sucesso em Paripe

Em sua última edição, projeto do CORREIO recebeu 195 pessoas em seis atividades esportivas

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 26 de janeiro de 2019 às 15:43

- Atualizado há um ano

Após dois meses de esporte, diversão e lazer em praias de Salvador, a temporada do Sou Verão 2018 chegou ao fim na manhã deste sábado (26), recebendo um público de 195 pessoas nos três postos do projeto instalados ao longo da orla de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Das 8h ao meio-dia, os espaços se transformaram em pontos de encontro, atividades físicas e práticas esportivas para toda a família, repetindo o sucesso da semana anterior, quando o Sou Verão se despediu da Barra.  O youtuber Lucas Rangel (centro) com os primos Pedro Henrique e Micael Presente nas quatro edições realizadas em Paripe, o youtuber Lucas Rangel, 20 anos, fez questão de viver todas as 6 modalidades esportivas oferecidas pelo projeto. “Comecei pelo stand up paddle e pela canoa havaiana pois nunca tinha praticado, mas com o passar dos dias decidi que queria praticar tudo e foi ótimo. O jornal Correio está de parabéns”, contou Lucas enquanto se divertia no futevôlei ao lado dos primos Pedro Henrique, 12, e Micael da Silva, 12.  Os amigos Flávio, Paulo, Marcos e Jonatas foram a primeira turma de SUP de hoje Moradores da Fazenda Couto, os amigos Flávio de Jesus, 19, Paulo Vitor, 17, Marcos Vinicios, 17 e Jonatas Uiliam, 27, saíram de casa as 6h da manhã para aproveitar o último dia do Sou Verão. “Fomos a primeira turma do stand up paddle. Chegamos cedo pois não queríamos perder nenhum minuto”, disse Flávio enquanto se arrumava para começar o passeio de canoa. Jamille Armentano aprendeu a andar de SUP Destemida e sempre disposta, a advogada Jamille Armentano, 38, também escolheu a manhã de esportes do projeto para aprender a andar no SUP. “Viu que fiquei em pé logo de primeira?! O stand up traz um misto de tranquilidade, paz e equilíbrio. Quando chegamos mais ao fundo, contemplamos a costa e nos sentimos pertencente a toda essa imensidão”, explicou.  

Subúrbio valorizado Frequentadora da praia de São Tomé de Paripe, a professora Débora Porciúncula, 38, se dividiu entre as práticas de frescobol, canoa e stand up paddle. “Soube do Sou Verão aqui na praia e fiquei muito feliz em saber que a nossa região foi escolhida para receber esse projeto. Fico emocionada com ações como essa que valorizam o subúrbio”, pontuou.  Frequentadora da praia de São Tomé de Paripe, a professora Débora Porciúncula, 38, se dividiu entre as práticas de frescobol, canoa e stand up paddle Comerciante do bairro e avó de cinco pequenos esportistas, Raimunda Conceição contou o quanto o projeto a ajudou no faturamento. “Minhas vendas foram ótimas nos sábados do projeto. Por mim vocês ficariam aqui para sempre! É ótimo porque meus netos vêm brincar e eu consigo aproveitar para atender melhor a clientela que só tem aumentado. Tomara que vocês voltem logo”, defendeu a comerciante. 

Esporte é saúde “Estou com as pernas tremendo”, contou a influencer digital das áreas de saúde e qualidade de vida Monalisa Brunelli (@projetomonafit) ao sair da água após a prática do SUP. “Sou apaixonada por esportes, por meio de exercícios e atividades físicas eu emagreci 50 Kg. Para mim esporte é um misto de diversão e saúde”, disse. Monalisa Brunelli: "Para mim esporte é um misto de diversão e saúde” Sempre atenta aos cuidados necessários de quem vai praticar algum esporte, a educadora física Gabriela Anunciação, 24, destacou a sensação vivida no projeto e deu dicas para quem vai começar alguma atividade. “Tivemos uma aceitação incrível no Sou Verão. Recebemos de pessoas que nunca se exercitaram a famílias que queriam praticar alguma atividade. Esse é o papel do esporte e é isso que nos movimenta. Para quem está pensando em começar, minhas dicas são: procure auxílio de um profissional qualificado, hidrate-se e não esqueça do protetor solar”, concluiu.  A educadora física Gabriela Anunciação destacou a sensação vivida no projeto Na areia Intitulados como boleiros de plantão, o grupo formado pelos estudantes Talita Coutinho, 18, Gustavo Rocha, 15, Vinicios Cassiano, 15, David Coutinho, 16, Samira Baptista, 14, e David Gonçalves, 18, deram show na arena do futevôlei. “Estávamos jogando bola quando vimos o projeto. É a segunda vez que viemos, uma pena que já acabou”, revelou David.  Turma do futevôlei A manhã de sol foi o principal motivo das amigas Maria Eduarda, 8, e Ketima Santos, 14, irem à praia. “Quando chegamos aqui foi uma surpresa ter esporte de graça, aí decidimos brincar de frescobol”, justifica a estudante Ketima.  Ketima e Maria Eduarda no frescobol Sonho realizado Nicolas Ferreira, de 4 anos, tinha o desejo de andar de skate. Sonho realizado pela mãe do pequeno, a dona de casa Jaqueline do Nascimento, 37. “Tenho medo de dar um skate e ele se machucar, mas aqui com vocês eu me sinto segura”, revelou atenta aos movimentos do filhote.  O pequeno Nicolas com a mãe, Jaqueline: sonho realizado Tímida, mas a vontade no patins, Natália Araújo, 12, não queria que o projeto terminasse. “Patins é o esporte que mais gosto. Minha mãe está na praia, mas eu prefiro ficar aqui. Queria que esse dia fosse para sempre”. 

Realizado entre os meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, o quarto ano do Sou Verão ofereceu gratuitamente o acesso ao esporte e à prática de atividades físicas para cerca de 1.200 pessoas. Com encontros realizados nas praias da Barra e São Tomé de Paripe, o projeto realizado pelo CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, patrocínio de O Boticário e apoio da Água Mineral Frésca, buscou mais uma vez aproximar a sociedade dos esportes e estimular a prática de atividades físicas saudáveis, sempre destacando o caráter sociocultural e educativo que o esporte tem.