Subúrbio ganha novo trecho de orla entre Itacaranha e Plataforma

Foram investidos R$9,484 milhões da Prefeitura no projeto de requalificação

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 13:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: População acompanhou inauguração (Foto: Divulgação)

“Antes, quando caia chuva aqui, ninguém saia de casa, carro nenhum passava. Ficámos literalmente ilhados”, conta o locutor André Silva, 38 anos. Nascido e criado Itacaranha, ele relembra os dias de caos que era a orla do bairro, tida há alguns anos como uma das belezas do Subúrbio Ferroviário. “Agora, Itacaranha ficou bonita novamente”, complementou. 

André e outros moradores acompanharam na manhã deste sábado (27) a inauguração do trecho de urbanização e infraestrutura da Rua Almeida Brandão, localidade que margeia a linha férrea ao longo da Baía de Todos-os-Santos, na orla dos bairros de Itacaranha e Plataforma. A inauguração foi realizada pelo prefeito ACM Neto. Esse é o  segundo trecho de orla entregue recentemente no Subúrbio. O anterior foi entre as praias de Tubarão e São Thomé de Paripe. Prefeito participou da inaguração Foto: Divulgação “Está é uma obra definitiva, que contempla moradores e turistas que visitam um dos espaços mais bonitos da cidade. Nós reconstruímos a Almeida Brandão e realizamos mais este sonho.Desde que assumi a Prefeitura, tenho trabalhado muito para mudar a vida de quem mais precisa. Esta obra entre Itacaranha e Plataforma é apenas mais uma demonstração de que a nossa administração tem um olhar mais direcionado para o social. Investimentos mais de 74% dos recursos da Prefeitura nas áreas mais carentes”, disse ACM Neto, que percorreu os 3 quilômetros do novo trecho requalificado a pé, quando teve a oportunidade de conversar com vários moradores. 

Com as intervenções, a Almeida Brandão recebeu um novo sistema de drenagem. Assim como a Barra, Rio Vermelho e São Tomé de Paripe, a rua também ganhou pavimentação em piso intertravado, além de asfalto e contenção em alvenaria de pedra.

Além da via principal, outras 15 ruas laterais foram pavimentadas com asfalto. “Moro no Luso, localidade de Plataforma mais próxima à Avenida Suburbana e quando vinha aqui, era só degradação. Hoje, está bem diferente”, declarou o almoxarife Fabrício Bonfim, 30.“Era bem feio e escuro. Com medo dos assaltos, a gente não saia de casa depois das 19h. Agora, as crianças brincam até 22h ou até mais se a gente deixar”, brincou a saladeira Rosane Carlos da Silva Oliveira, 48, ao lado do filho Caíque Carlos, 10. O projeto de requalificação do local foi elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e as obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Foram investidos R$9,484 milhões, provenientes de recursos municipais. As intervenções duraram quase dois anos.  “ O projeto para as próximas obras na orla do Subúrbio já está pronto e contemplará os bairros de Paripe, Escada e Praia Grande”, declarou Tânia Scofield, presidente da FMLF. A ação faz parte do programa Salvador 360, eixo Investe.

Além de Plataforma/Itacaranha, a requalificação e urbanização da orla de Salvador atingiu outros 12 trechos da cidade, a exemplo do que aconteceu em São Tomé de Paripe, Tubarão, Barra (dois trechos), Ribeira, Rio Vermelho (três trechos), Itapuã, Piatã, Jardim de Alah e Boca do Rio. Dois trechos já estão com obras em andamento: Ondina/Rio Vermelho e Farol de Itapuã.

Também está em fase de projeto a requalificação dos trechos de Amaralina e Pituba. Neste último caso, está sendo criada a Arena Aquática de Salvador, com implantação em andamento da piscina olímpica na Praça Wilson Lins. A intenção é de que, no futuro, as praças Wilson Lins e Nossa Senhora da Luz sejam integradas e contem com instalação de Academia da Saúde, parque infantil, mobiliário urbano, paisagismo, degraus de contenção para contemplação, estacionamento, piso intertravado e nivelamento da rua à praça.