Surto de varíola de macaco pode ter surgido após raves na Europa

em alta
24.05.2022, 12:14:54

Surto de varíola de macaco pode ter surgido após raves na Europa

Há casos rastreados após festas na Espanha e em 'festival de fetiches' na Bélgica

O surto de varíola de macaco que se espalhou pelo mundo pode ter origem em duas festas na Europa, afirmou um especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS). David Heymann, que costumava chefiar o departamento de emergências do órgão, revelou que essa é a principal teoria até o momento.

“Sabemos que a varíola dos macacos pode se espalhar quando há contato próximo com as lesões de alguém que está infectado, e parece que o contato sexual agora amplificou essa transmissão. É muito possível que alguém tenha se infectado, desenvolvido lesões nos genitais, nas mãos ou em outro lugar, e depois tenha espalhado para outras pessoas quando houve contato sexual ou físico próximo", explicou.

Os nomes das festas não foram divulgados. No entanto, três casos já foram rastreados desde o Darklands – um festival de fetiche em grande escala em Antuérpia, na Bélgica, realizado de 5 a 8 de maio. Desde então, os organizadores disseram que há 'razões para supor' que alguém no evento foi infectado.

Na Espanha, também há muitos casos conectados a sauna em Madrid. Também há rastros após festival na Espanha. que reuniu 80 mil pessoas, entre 5 e 15 de maio.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas