Suspeito de estupros após anúncios falsos de emprego é preso na Bahia

salvador
26.03.2019, 16:58:00
Atualizado: 26.03.2019, 19:18:00

Suspeito de estupros após anúncios falsos de emprego é preso na Bahia

MP-BA e PM cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em Salvador, Vera Cruz e Maragojipe

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O homem que teria feito anúncios falsos de emprego na internet para atrair e estuprar mulheres em Salvador foi preso nesta terça-feira (26). Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o suspeito foi identificado como José Raimundo e foi capturado durante a Operação Armadilha, desenvolvida em parceria com a Polícia Militar.

O MP informou também que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em três municípios: Salvador, Vera Cruz, na Região Metropolitana, e Maragojipe, no Recôncavo. Foram apreendidos aparelhos celulares, armas brancas, documentos e outros vestígios ligados aos crimes.

Segundo o MP, José Raimundo publicava ofertas de emprego no site de anúncios OLX e, assim, conseguia atrair as vítimas para uma casa no bairro da Vila Canária, em Salvador. Quando chegavam no local as mulheres eram mantidas em cárcere privado e estupradas. Até o dia 11 de março, eram oito vítimas.

O crime foi descoberto durante uma inspeção realizada no período do Carnaval pelo Ministério Público no Hospital da Mulher, onde uma das vítimas foi acolhida para exames e procedimento de profilaxia de DST's e AIDS. A partir da investigação, o MP encontrou uma ligação entre esse e os outros casos.

Crimes foram descobertos durante inspeção do MP-BA no Hospital da Mulher, onde vítimas estavam (Foto: Divulgação/GOVBA)

Os promotores ainda não informaram onde José Raimundo está preso, se ele admite o crime, e se há outras pessoas envolvidas. O MP também não explicou o motivo dos mandados de busca e apreensão terem sido cumpridos em outros dois municípios, nem a quem pertece os imóveis alvos dessa operação. Segundo a assessoria, essas e outras informações serão divulgadas na quarta-feira (27). 

A prisão foi realizada nesta manhã pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem) com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). 

As investigações que levaram ao criminoso foram realizadas pelo Gedem e Gaeco com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e do Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nucciber) e de outros promotores de Justiça do MP baiano.

Na ocasião da divulgação das seis primeiras vítimas, a assessoria da OLX informou que já deletou todos os anúncios, bloqueou a conta do usuário e informou que está à disposição das autoridades para colaborar com a apuração.

Além disso, reiterou que esse tipo de conduta viola os Termos e Condições de Uso do site e que a empresa disponibiliza um botão de denúncia em todos os seus anúncios, possibilitando que qualquer pessoa denuncie práticas irregulares, ilegais e conteúdos indevidos. Nestes casos, a empresa consegue deletar o anúncio e banir o usuário da plataforma.

A 5ª, 27ª e 47ª Companhias Independentes da Polícia Militar, de Vera Cruz, Cruz das Almas e Pau da Lima, respectivamente, participaram da operação. Procurada, a Corporação preferiu não comentar a ação e disse que o MP fará a divulgação das informações. 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais